Deputados discutem investimentos japoneses no Brasil

PTB Notícias 1/02/2008, 11:18


Os deputados que estão no Japão em missão oficial da Câmara, entre eles Nelson Marquezelli (PTB-SP), estiveram ontem na Casa dos Representantes (Shugi-in) – a câmara baixa japonesa – e participaram de uma reunião com cerca de 30 empresários locais que têm negócios no Brasil.

O objetivo da reunião foi discutir a ampliação dos investimentos de empresas japonesas no mercado brasileiro.

Após o encontro, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, reuniu-se com o imperador Akihito.

Os integrantes da comitiva ainda visitaram ontem o metrô de Tóquio, para conhecer o sistema de funcionamento e as condições de operação.

O deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que participa da comitiva, afirmou que as iniciativas apresentadas pelo governo japonês justificam o trânsito tranqüilo de Tóquio, que possui mais de 12 milhões de habitantes.

De acordo com ele, os parlamentares brasileiros estão reunindo informações técnicas para adaptar o modelo aos grandes centros brasileiros.

“Até mesmo cidades de porte médio que estejam começando a apresentar problemas de tráfego poderão servir de experiência para as soluções adotadas em Tóquio”, afirmou Vital.

A visita brasileira ao Japão começou na segunda-feira (28) e tem o objetivo de discutir a ampliação das relações bilaterais, especialmente na área econômica, a aposentadoria de dekasseguis e acordos penais.

Nesta quinta e sexta-feira, os parlamentares visitam as cidades de Hiroshima e Quioto.

No sábado (2), eles irão à cidade de Hamamatsu, encerrando a programação oficial.

Também participam da comitiva os deputados Walter Ihoshi (DEM-SP), José Carlos Araújo (PR-BA), Júlio Delgado (PSB-MG), Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), Renato Fauvel Amary (PSDB-SP) e Luiz Sérgio (PT-RJ).

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Agência Câmara)