‘Desmatamento no semiárido do Piauí choca’, diz deputado Paes Landim

PTB Notícias 16/09/2013, 9:04


O deputado Paes Landim (PTB-PI) usou a tribuna da Câmara na última semana para comentar o desmatamento através das queimadas que assolam a região semiárida do Piauí.

No dia 28 de agosto, uma queimada na Fazenda Santa Clara, em Canto do Buriti, a 405 quilômetros ao sul da capital Teresina, causou um apagão que atingiu toda a região Nordeste.

“Eu conheci a Fazenda Santa Clara há cerca de oito anos, quando foi lançado o Programa de Biodiesel daquela fazenda, localizada no município de Canto do Buriti.

Eu fiquei um pouco deprimido, porque se o projeto em si oferecia as perspectivas econômicas de emprego e renda, e uma bela escola para educar as crianças, o desmatamento era brutal”, disse o parlamentar.

Landim afirmou ainda que ficou chocado com o desmatamento na região.

“Foi esse desmatamento desvairado que levou a esse incêndio da caatinga que provocou o apagão.

O desmatamento produz a desertificação, que exacerba qualquer incêndio na caatinga, provocando pobreza na comunidade”, finalizou.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 14h58 do dia 28 de agosto ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí devido a foco de calor ocasionado por uma queimada na região.

Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí.

O restabelecimento da energia duas horas depois.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal 24 Horas Piauí