Dilemário reivindica faixas elevadas em frente de escolas de Cuiabá

PTB Notícias 15/05/2013, 8:39

O vereador de Cuiabá (MT) Dilemário Alencar (PTB) protocolizou na terça-feira (14/5/2013), na Câmara Municipal, requerimento solicitando que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) instale o mais urgente possível faixas elevadas para pedestres em frente às instituições de ensino públicas ou privadas existentes em Cuiabá.

A iniciativa de Dilemário surgiu devido às muitas reclamações de estudantes e professores sobre acidentes que vem ocorrendo com frequência devido à alta velocidade com que os veículos trafegam nas ruas e avenidas em que ficam localizadas diversas escolas e faculdades.

“Centenas de cidades estão adotando a elevação da pista de rolamento dos veículos até a altura da calçada na área onde se encontra a faixa de travessia de pedestres.

Essa ação tem ajudado a coibir abusos de velocidade, propiciado mais segurança para os munícipes e facilitado a passagem de pedestres”, explicou Dilemário ao defender que a SMTU atenda a sua reivindicação.

O vereador explica que a faixa elevada é, na verdade, a mistura de lombada (ondulação transversal) na elevação e descida, com faixa de pedestre, o que permite que o pedestre não necessite mudar o nível que se encontra, facilitando a mobilidade dos pedestres, em especial, crianças, idosos e cadeirantes.

“O ideal seria que a prefeitura instalasse faixas elevadas em todas as ruas e avenidas movimentadas de Cuiabá.

Entretanto, penso que a instalação urgente de faixas elevadas em frente de escolas e universidades já será um bom começo, pois os motoristas serão obrigados a diminuir a velocidade, o que evitará que alunos, pais, professores e outros pedestres continuem ficando expostos a acidentes e até mesmo tragédias que causam mortes”, pontuou Dilemário.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal O Documento