Dilzon Melo participa de audiência de comissão da ALMG em Confins

PTB Notícias 17/04/2015, 15:29

O descaso com as lagoas de Confins (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a falta de medidas compensatórias ao município devido à instalação e às obras de ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, a falta de rede de esgoto no município e as fossas que contaminam as águas do lençol freático, além da interrupção na obra de limpeza e urbanização da Lagoa Central, foram as principais reclamações dos moradores de Confins presentes na audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), da qual o deputado Dilzon Melo (PTB) é membro efetivo, na quarta-feira (15/4/2015).

Para o petebista, faltam parcerias para solucionar o problema.

Dilzon lamentou a falta de informação sobre as contrapartidas pelas obras no aeroporto.

E disse que é preciso um projeto sobre o que deve ser feito, embasado em um estudo sério.

ProvidênciasSerão apresentados diversos requerimentos de autoria dos três deputados presentes, relativos a questões debatidas na reunião: para visita à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) a fim de discutir os impactos ambientais e o assoreamento da Lagoa Central, bem como as condicionantes ambientais referentes às obras de ampliação do aeroporto, com a presença da APA Carste; e para pedido de providências ao prefeito de Confins para a limpeza das Lagoas dos Mares, Central e Várzea Bonita.

Também serão apresentados pedidos de informações à Infraero sobre as obras de drenagem pluvial em torno do aeroporto; à Semad sobre o licenciamento corretivo do aeroporto, sobretudo quanto à compensação ambiental e demais ações de preservação ambiental decorrentes; ao prefeito de Confins, a respeito da denúncia de retirada constante de água da Lagoa Central, por meio de carros-pipa, para uso nas obras de ampliação do aeroporto, bem como da autorização do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para esse procedimento e a respeito do planejamento ambiental do município e dos projetos de preservação ambiental previstos e em andamento.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado Dilzon Melo (PTB-MG)Foto: Raíla Melo/ALMG