Divaldo Lara comemora avanço rápido da vacinação no município de Bagé

PTB Notícias 6/07/2021, 9:13


Imagem

Bagé (RS) é a cidade de 100 a 140 mil habitantes mais avançada na faixa etária da vacinação. Na sexta-feira (2), em anúncio pelas redes sociais, o prefeito Divaldo Lara (PTB) deu início à vacinação para pessoas sem comorbidades a partir dos 38 anos.

Até a última quinta-feira, já haviam sido vacinadas mais de 52 mil pessoas com pelo menos a primeira dose, representando mais de 43% da população total vacinada. Esta média é superior a do estado do Rio Grande do Sul.

Outro número positivo, e que também está acima da média do estado, é o percentual da população com o esquema vacinal completo. Mais de 24 mil pessoas já receberam a segunda dose, ou seja, 20% da população total.

Analisando a população alvo, ou seja, maiores de 18 anos, os índices são ainda mais animadores. Já são 64% de vacinados com a primeira dose e 28% com a segunda dose.

Com o avanço rápido do cronograma de imunização, o índice de internados, tanto em leitos clínicos como em UTI, baixou consideravelmente em junho. Na primeira semana, a média de pacientes em leitos clínicos foi de 18 e, na última, 8.9, quase 50% inferior. Já nos leitos de tratamento intensivo (UTI), a média de 8.7 pacientes internados no início do mês caiu 

para menos de 4 (3.8) na última semana, ou seja, registrou queda de mais de 50%.

Segundo Divaldo, a tendência é que a queda nas internações seja ainda maior. “Estamos próximos a alcançar 70% da população alvo vacinada, o que vai possibilitar um retorno gradual à normalidade. São números animadores conquistados graças a uma equipe comprometida e uma decisão forte de Governo em priorizar a vacinação”, destacou.

Com informações da Prefeitura de Bagé