Divaldo Lara comemora queda no número de internações por coronavírus

PTB Notícias 13/10/2020, 8:03


Imagem

Na última semana, a região de Bagé (RS) voltou a ser classificada com a bandeira amarela – risco baixo de contaminação por coronavírus – no modelo de distanciamento controlado do Estado. O prefeito Divaldo Lara (PTB-RS) pontuou que Bagé é uma das poucas regiões do Estado que retornaram a tal classificação (apenas mais duas regiões voltaram à amarela) e a única região que nunca recebeu bandeira vermelha.

O prefeito agradeceu às equipes de Saúde e destacou a consciência da população. Porém, enfatizou: “Que sigamos as regras, a utilização dos equipamentos de segurança, seguindo os protocolos que a cidade estabeleceu e que fizeram que Bagé estivesse nessa condição de estar vencendo vírus, a doença, durante esses mais de seis meses de luta”.

Apesar da classificação, a confirmação de novos casos não parou. Na sexta-feira, mais 31 casos de coronavírus foram confirmados na Rainha da Fronteira. Porém, do total de registros, que chegou a 1 166, o número de pessoas consideradas recuperadas da covid-19 também é expressivo: 1 051 bageenses venceram o vírus. Por outro lado, a cidade contabiliza 15 mortes decorrentes de complicações da doença. Bagé havia realizado, até o último boletim divulgado, quase oito mil testes.

Conforme a justificativa do Estado, a melhora em dois indicadores fez a região de Bagé retornar à classificação de bandeira amarela. Houve redução de nove para seis pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma semana para outra, assim como queda de cinco para três no número de internados por covid-19 em leitos clínicos.

O titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, o médico Ricardo Necchi, atualizou que, até domingo, nenhuma pessoa com suspeita ou confirmação da doença estava internada no Hospital Universitário. Na Santa Casa de Caridade, seis estão em leitos clínicos – quatro são casos suspeitos da doença e dois já têm a confirmação. Todos de Bagé.

Na UTI da Santa Casa, há quatro internados: Dois são casos confirmados de coronavírus e dois são considerados suspeitos. Para comparação, no dia 22 de setembro, 14 estavam internados em leitos clínicos na Santa Casa e sete na UTI.

Com informações do Folha do Sul