Divaldo Lara debate barragem com Ministério do Desenvolvimento Regional

PTB Notícias 13/08/2020, 7:55


Imagem

Na quarta-feira (12), o prefeito de Bagé (RS) Divaldo Lara (PTB) participou de reunião com a equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para tratar sobre a Barragem da Arvorezinha. O encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito, teve como objetivo agilizar os trâmites para início da obra que foi dada como prioridade pelo presidente Jair Bolsonaro durante a sua visita na cidade.
A possibilidade que está sendo sinalizada é a construção do reservatório pelo Exército Brasileiro.

“Este é mais um passo importante que estamos dando para a construção da Barragem. Vamos fazer tudo com muita seriedade e comprometimento, indo atrás de todas as etapas que temos que vencer, contando com o apoio do nosso Presidente da República”, destacou Divaldo.

Na ocasião, foi discutido o novo plano de trabalho da obra, as estimativas de custo e orçamento e as desapropriações ainda necessárias. Também durante o encontro, a equipe da Semapa relatou que já foram encaminhadas todas as documentações para a liberação da outorga junto ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH) e da licença ambiental na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A agenda com os representantes do Ministério segue nesta quinta-feira (13). Pela manhã, será apresentado à comitiva, na sede do Daeb, o projeto da obra, que foi adaptado pelo engenheiro Emílio Mansur. Já às 14h, os técnicos irão à área da Barragem para conhecer qual será a primeira fase do projeto, que inclui a execução do canal de aproximação, vertedouro, ensacadeira e tomada de água.

Após a construção desta primeira etapa, Bagé terá uma nova reserva de 2.800.288,00 m³ de água. Atualmente, a cidade possui uma reserva de 4.210.286,21 m³. Desta forma, o armazenamento de água da cidade aumentará para 7.010.574,21 m³.

Participantes

Participaram da reunião, por parte da comitiva do Ministério, Alex Magalhães, assessor da chefia de Gabinete, Anderson Machado, chefe de Representação na Região Sul e Gabriel Starke, analista de Infraestrutura. Por parte do Governo Municipal, estavam o Prefeito Divaldo, o diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb), Eduardo Mendes, o superintendente operacional do Daeb, Emílio Mansur, além da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) e da Procuradoria do Município (Projur).

Com informações do Jornal Minuano