Divaldo Lara visita instalações do futuro tomógrafo do HU de Bagé (RS)

PTB Notícias 12/05/2014, 7:20


As obras de instalação do tomógrafo no Hospital Universitário (HU) de Bagé (RS) ainda nem estão concluídas – a previsão é para o final de junho – e o vereador Divaldo Lara (PTB) comunicou, na sexta-feira (9/5/2014), que já trabalha para garantir que a população tenha acesso aos exames.

Em nota enviada por sua assessoria de imprensa, Lara disse que “iniciaremos imediatamente os trâmites para cadastramento junto ao IPE para que, tão logo o tomógrafo esteja em funcionamento, o serviço possa também ser oferecido aos usuários deste convênio sem esbarrar em questões burocráticas”.

O petebista justifica a ação de urgência por se tratar de um aparelho que detecta doenças como o câncer, a tempo de serem tratadas e curadas.

O vereador visitou, ainda na sexta-feira, as instalações do hospital e verificou o andamento da obra que constrói, não apenas uma sala adequada para os exames de tomografia, mas um Centro para abrigar o setor de radiologia da instituição de saúde.

O diretor do HU, Paulo Zandomeneghi, que acompanhou o parlamentar, disse que a nova área contará também com serviço de raio-X digitalizado, o que possibilitará que as unidades tenham acesso imediato às imagens provindas da radiologia.

O tomógrafo, segundo a nota enviada, é fruto da Consulta Popular e, devido ao tempo de aguardo da construção da sala, já perdeu o prazo de garantia.

“Para a instalação será chamado técnico da empresa Siemens, processo que levará cerca de 15 dias após a conclusão da obra”, comentou Zandomeneghi.

Divaldo lembrou que em seu primeiro mandato, sob o argumento de se tratar de saúde pública, visto que 70% dos atendimentos do Hospital Universitário são do Sistema Único de Saúde (SUS), encabeçou a luta para que o aparelho entrasse em funcionamento, angariando junto à Presidência do Legislativo os R$ 50 mil iniciais necessários para a obra.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Folha do Sul Foto: Vítor Garcia/Especial FS