Dr. Furlan pede esclarecimentos sobre situação da saúde no Amapá

Agência Trabalhista de Notícias 9/08/2019, 8:15

Imagem Crédito: Jaciguara Cruz/Alap

Na quinta-feira (8), o secretário de Saúde do Amapá, João Bittencourt, compareceu à Assembleia Legislativa após convocação feita pelo deputado Dr. Furlan (PTB). Diante da grave situação em que se encontra a saúde pública do Estado, o petebista protocolou um requerimento solicitando a ida do secretário para prestar esclarecimentos acerca das medidas que estão sendo tomadas para amenizar a situação.

Na ocasião, o parlamentar questionou sobre a falta de condições de trabalho para profissionais da saúde, incluindo o atraso de pagamento de servidores e residentes, o desabastecimento hospitalar, visto que há carência de medicamentos e insumos básicos, além da falta de manutenção de equipamentos hospitalares.

Em resposta, João Bittencourt esclareceu que o Estado passa por uma crise financeira. “Estamos enfrentando dificuldades, pois não temos recursos para suprir toda a demanda. Por isso, infelizmente, precisamos tomar algumas medidas que não vão agradar a todos, como, por exemplo, diminuição de serviços ou cortes até conseguirmos nos estabilizar”, explicou.

Dr. Furlan também argumentou sobre a possibilidade de decretar estado de calamidade pública na saúde. “À frente dessas questões, torna-se importante mostrar a sociedade, aos poderes e aos órgãos de controle, que são necessários mecanismos urgentes e diferenciados, pautados em lei, para garantir o mínimo de atendimento à população, além de sinalizar ao governo federal a utilidade de acessar recursos para situação de crise extrema. Com essas possibilidades, temos horizontes que podem resolver ou amenizar a situação que vivemos hoje”, concluiu o deputado.

Com informações da assessoria do deputado Dr. Furlan (PTB-AP)