Dr. Furlan solicita ao governo do Amapá conclusão do Hospital da Criança e do Adolescente

Agência Trabalhista de Notícias 19/06/2019, 8:42


Imagem Crédito: Divulgação

A conclusão do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) é uma das lutas do deputado estadual Dr. Furlan (PTB) na saúde do Amapá. Na terça-feira (18), o petebista realizou uma visita técnica na respectiva obra e no Pronto Atendimento Infantil. A iniciativa teve por objetivo debater e propor encaminhamentos.

Participaram da inspeção os deputados estaduais Aldilene Souza (PPL) e Diogo Sênior (PMB), a ex-diretora do HCA Zoraima da Costa e o atual diretor, Ubiratan Martins, o promotor de Justiça da Saúde do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), André Araújo, e os conselheiros tutelares Edina Rodrigues, Mauro Gemaque e Regiane Gurgel.

A proposta da visita surgiu após Dr. Furlan receber, em seu gabinete, denúncias relacionadas ao atendimento infantil no Amapá. “Durante a visita, podemos constatar que existem setores quase finalizados. Então, a proposta é que o hospital seja entregue, se for o caso, em módulos, para que, assim, possamos ampliar a capacidade de atendimento para nossas crianças”, ressaltou o deputado.

O promotor André Araújo explicou que tramita duas ações judiciais relacionadas à obra. “Diariamente, temos casos de superlotação no Pronto Atendimento Infantil, crianças dividindo leitos, além da falta de medicamentos e insumos. A solução para um atendimento mais adequado é com a finalização do HCA”, disse.

Ampliação do HCA

As obras de ampliação do Hospital da Criança e do Adolescente iniciaram em 2013, com orçamento de R$ 16 milhões. A entrega da construção estava prevista para fevereiro de 2014, mas atrasos financeiros impossibilitaram a conclusão dos serviços. Em janeiro de 2015, foi paralisada por inadimplência do governo estadual com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No momento, encontra-se sem previsão de entrega.

Com informações da assessoria do deputado Dr. Furlan (PTB-AP)