Duciomar assina termo de cooperação para redução no consumo de energia

PTB Notícias 11/02/2012, 22:30

Com o objetivo de combater o desperdício de energia nos órgãos municipais de Belém, foi assinado na tarde da última sexta-feira (10/02/2012), pelo prefeito da capital paraense, o petebista Duciomar Costa, um acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Belém e a Eletrobrás/Eletronorte.

O projeto de gestão energética prevê redução de 20% os gastos gerados com a energia pela gestão municipal.

Além da assinatura do termo, foi assinado também um decreto que cria a Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM), com a nomeação de alguns membros da gestão pública municipal que irão elaborar um plano para gerenciar o consumo de energia elétrica, formular propostas e desenvolver projetos e atividades visando a conservação de energia elétrica no âmbito municipal.

Cerca de 800 mil reais serão destinados pelo Governo Federal, através da Eletrobrás, para a capacitação e execução do projeto em Belém.

Para o prefeito, Duciomar Costa, este projeto será de grande importância.

“Sabemos a necessidade de reduzir os custos gerados pela PMB, não só para reduzir as despesas administrativas, como também para contribuir na redução dos impactos ambientais”, ressalta o prefeito.

De acordo com o Gerente de Representação da Presidência da Eletrobrás no Pará, Yvonaldo Nascimento Bento, esse projeto prevê a redução dos gastos administrativos.

“Iremos trabalhar de preferência nas áreas mais críticas, onde o consumo é maior.

Sabemos que parte dessa problemática dá-se a partir da utilização de equipamentos e fiações defasadas além da falta de conscientização por parte dos servidores municipais, pra isso será feito um diagnóstico que irá ajudar na resolução dos problemas” ressalta.

Bento também frisou o interesse por parte da gestão municipal de Belém.

“O projeto já existe há mais de dez anos, com a intenção de abranger para todas as cidades do Brasil, mas é claro que tem que haver o interesse por parte das prefeituras, e aqui em Belém o projeto foi bem aceito e com certeza irá gerar bons frutos” afirma.

Está previsto para o dia nove de abril o início das aulas de capacitação para os membros da UGEM.

Serão dois dias em que a Eletronorte irá treinar e capacitar servidores da PMB para a execução do projeto.

“Iremos auxiliá-los quanto à utilização de um software que irá facilitar no mapeamento das problemáticas e capacitá-los para executar ações de redução de perdas” explicou Yvonaldo Bento.

fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belém – PA