Duciomar Costa anuncia que Vila da Barca será inaugurada em setembro

PTB Notícias 12/08/2007, 11:30


A Prefeitura Municipal de Belém adiou para o mês de setembro a inauguração da Vila da Barca, conjunto habitacional que vai beneficiar cerca de 700 pessoas só em sua primeira etapa.

A inauguração aconteceria com a participação do presidente Lula, que foi convidado oficialmente pelo prefeito petebista Duciomar Costa para inaugurar o projeto.

Em virtude do cancelamento da ida do presidente a Belém, o prefeito Duciomar foi a Brasília receber o repasse dos cerca de R$ 300 milhões do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, que terá entre outros destinos o investimento na Vila da Barca.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Habitação de Belém (Sehab), Paulo Queiroz, a nova data de inauguração será dia 16 de setembro, com um grande evento para os moradores dos 136 imóveis que já estão prontos.

“Há décadas essas pessoas esperavam por melhores condições de moradia.

Dia 16 o prefeito Duciomar Costa vai tornar esse sonho em realidade”, afirma Paulo.

O projeto da Vila da Barca é uma obra realizada pela prefeitura de Belém através da Secretaria de Habitação (Sehab), em parceria com outras secretarias e órgãos.

Os 136 imóveis correspondem a 20% das 624 unidades residenciais que ficarão prontas até 2008.

Os prédios são de dois e três andares.

Cada apartamento possui dois quartos, banheiro, cozinha, sala e área de serviço.

No térreo apartamentos projetados também para deficientes.

O projeto chega a beneficiar aproximadamente 2,5 mil pessoas que vivem às margens e no entorno do Rio Guamá, no bairro do Telégrafo, onde se encontra a maior concentração de casas de palafitas da capital.

Segunda etapa – A segunda etapa das obras agora prioriza a implantação da infra-estrutura urbana – como iluminação pública e sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, necessários à ocupação das famílias -, além da orla, com uma ampla área de lazer que engloba quadra poliesportiva, galeria de arte, praça de alimentação, barracão de escola de samba, centro cultural com laboratório de informática e biblioteca e quatro igrejas.

Prêmio – O projeto habitacional da Vila da Barca chegou a ser premiado como um dos melhores do Brasil durante a 53ª Reunião Conjunta do Fórum Nacional de Secretários de Habitação (FNSH) e da Associação Brasileira de Cohabs (ABC), ocorrida em março deste ano, em Palmas (TO).

O prefeito Duciomar Costa recebeu o Selo de Mérito 2006, durante solenidade que contou com a presença dos governadores do Tocantins e de Goiás e do ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida.

A premiação foi entregue para 12 projetos de capitais brasileiras que se destacaram em 2006.

O objetivo é incentivar iniciativas voltadas à construção de moradias para famílias de baixa renda.

A escolha envolveu 27 programas, de todas as capitais brasileiras, submetidos à avaliação do comitê de tecnologia do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal e da comissão de desenvolvimento da Câmara Federal.

Após uma rigorosa seleção, o Projeto da Vila da Barca rendeu a Belém reconhecimento nacional não apenas pelo foco habitacional, mas também pela abrangência e impacto positivo em comunidades de baixa renda, em função da adequação das obras de engenharia às políticas públicas, voltadas para a educação ambiental e geração de emprego e renda para a comunidade contemplada.

Para o prefeito petebista Duciomar Costa, o reconhecimento nacional do projeto da Vila da Barca dá maior motivação à equipe da prefeitura envolvida nas obras, que vão garantir melhor qualidade de vida à população.

“Ver um projeto de Belém ser escolhido como um dos melhores do Brasil só reforça em nós o desejo de desenvolver mais ações como esta, que tiram famílias do meio da lama e garante condições dignas à população”, afirmou Duciomar.

fonte: site da Prefeitura de Belém (PA)