Duciomar Costa apresenta obra do Portal da Amazônia a empresários do PA

PTB Notícias 17/08/2007, 11:41

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, recebeu nesta semana uma comitiva com 30 empresários e industriais da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), representantes da Associação Comercial do Pará e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa no Pará (Sebrae-PA).

O grupo conheceu a primeira etapa das obras do projeto Orla, que integra, ao lado do projeto da macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, o Portal da Amazônia, maior obra de infra-estrutura urbana, saneamento e turismo já realizado em Belém.

O ponto de encontro aconteceu na sede da Fiepa, de onde o ônibus que conduzia a comitiva e o prefeito de Belém seguiu até o canteiro de obras da construtora Andrade Gutierrez, localizado na rua do Arsenal, no porto São Bermardo.

Ainda no veículo, Duciomar Costa foi detalhando as três etapas da obras, que terá o primeiro quilômetro inaugurado, já com urbanização de pistas e equipamentos públicos, no aniversário de 392 anos de Belém, em janeiro de 2008.

Acompanhado do secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Pimentel, e do gerente do projeto de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, Manoel Dias, o prefeito esclareceu dúvidas sobre os dois empreendimentos e atualizou as informações sobre os investimentos já realizados, além dos recursos garantidos pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

O grupo verificou o andamento dos trabalhos e atestou a importância estratégica do projeto Os empresários constataram o grande avanço do projeto Orla, que hoje já contorna 700 metros em plena baía do Guajará, com um aterro hidráulico e berma.

O grupo ficou entusiasmado com a previsão, no projeto, da construção de uma marina e dois portos estruturados.

A marina será no antigo Iate Clube do Pará e os portos funcionarão na sede da CTBel e Princesa Izabel.

O presidente da Fiepa, José Conrado dos Santos, destacou a preocupação do prefeito em levar o empresariado de Belém para conhecer a obra no estágio primário, lembrando que Duciomar também se preocupou em anunciar o projeto Portal da Amazônia antes de sua execução, na sede da própria entidade.

“Atestamos o compromisso do prefeito e estamos vendo o trabalho acontecer.

Essa obra representa um salto de qualidade para a porque Belém, de fato, precisa deste tipo de empreendimento”, ressaltou.

O presidente da Associação Comercial do Pará, Altair Vieira, fez questão de percorrer todos os 700 metros da obra e salientar a grande mudança social e urbana que a capital paraense terá com o projeto.

“Tudo aqui é muito bonito.

O principal é que a prefeitura está tendo todo o cuidado com o meio ambiente”, realçou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Pará, Fernando Yamada, analisou a obra como “revolucionária”.

“O que posso dizer é que esta obra é estratégica, não é uma obra importante.

Obras importantes são as outras que o prefeito vem fazendo, como as escolas, os postos de saúde”, pontuou.

E fez questão de acrescentar que o projeto vai mudar a cara da cidade em relação ao resto do país.

“Belém vai passar a ser uma metrópole e estará entre as grandes capitais do Brasil”, sentenciou.

fonte: Prefeitura de Belém (PA)