Duciomar Costa cria a Coordenadoria de Políticas para Mulheres

PTB Notícias 7/03/2010, 8:46


O prefeito de Belém, o petebista Duciomar Costa, assinou neste sábado (06/3) decreto que institui a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

A assinatura faz parte da programação organizada pela PMB para lembrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e foi realizada na Aldeia Amazônica.

A Coordenadoria da Mulher atuará respeitando os princípios e diretrizes da Política Nacional para Mulheres, contribuindo com a promoção da igualdade social para a mulher através da implementação de políticas públicas que assegurem seus direitos.

O espaço criado pelo prefeito Duciomar Costa será aberto ao público.

Nele, mulheres vítimas de violência e discriminações poderão receber orientações de como proceder em situações de risco.

Com a parceria de outras secretarias municipais, a Coordenadoria também atuará no atendimento às mais diversas demandas, como saúde, geração de emprego e renda, promoção da educação e cultura.

“A coordenadoria vai articular, discutir e coordenar políticas públicas no município, envolvendo todos os órgãos que atuam em favor da mulher na capital do Estado do Pará”, enfatiza Kendra Botelho, coordenadora do espaço que será ligado diretamente ao gabinete do prefeito.

“A idéia é condensar todas essas ações para dar visibilidade e fazer com que as políticas públicas voltadas para a mulher sejam efetivadas”, completa.

Na área da saúde, o principal objetivo da Coordenadoria criada pelo prefeito Duciomar Costa será prestar assistência integral de forma a garantir a integridade física e mental das mulheres.

“É preciso haver respeito com as portadoras de deficiência e com as mulheres de diferentes raças, credos e opções sexuais, independente da faixa etária”, comenta Kendra.

Na educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), a Coordenadoria pretende estimular e implementar debates, seminários e atividades de capacitação que tenham como enfoque o reposicionamento da mulher na sociedade, envolvendo professores, alunos e agentes públicos.

No trabalho, a Coordenadoria pretende ainda criar políticas de inserção da mulher em programas de geração de renda, economia solidária e empreendedorismo.

“O município já elabora políticas para a mulher, mas com a criação da Coordenadoria vamos fortalecer ainda mais esse trabalho”, ressalta.

Todos os trabalhos da Coordenadoria foram elaborados a partir do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que propõe que as ações voltadas para esse segmento sejam realizadas em parceira com governos municipais, movimentos de mulheres e outros organismos que busquem a redução das desigualdades, o combate a todas as formas de discriminação e a ampliação da cidadania e autonomia feminina.

As mudanças nas relações de trabalho também serão pauta de discussões na Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher.

“A divisão entre os sexos faz com que as mulheres sejam responsáveis pelo trabalho doméstico na família, prejudicando o seu crescimento profissional, o que acontece principalmente com mulheres de baixa renda.

O racismo e o preconceito também atingem um grande número de mulheres que têm poucas oportunidades e opções de trabalho e estudo”, diz Kendra.

Além dessas frentes de atuação, a Coordenadoria pretende ainda promover atividades para celebrar e conscientizar a comunidade em datas festivas como o Dia Internacional da Mulher (8 de março), Dia Internacional de combate à Redução da Mortalidade Materna (28 de maio), Dia Internacional da Educação Não Sexista (21 de Junho) e o Dia Internacional de Não-Violência Contra a Mulher (dia 25 de novembro), dentre outros.

fonte: site da Prefeitura de Belém (PA)