Duciomar Costa discute revitalização do centro de Belém

PTB Notícias 12/07/2006, 14:06

O prefeito Duciomar Costa (PTB-PA) reuniu-se, ontem (11), com representantes da Embaixada da França e da Caixa Econômica Federal (CEF), para tratar do Plano de Reabilitação do Centro Histórico de Belém.

O primeiro encontro ocorreu em dezembro de 2005, quando foi firmado um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Belém, Embaixada da França e Caixa, para traçar um plano de trabalho.

Durante a segunda missão, em maio deste ano, houve a apresentação e avaliação do trabalho desenvolvido por cada secretaria municipal.

A diretora do Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Filomena Longo, explicou que o plano objetiva dar as diretrizes que são necessárias para que a prefeitura possa programar ações integradas para a criação de uma política para a reabilitação do centro histórico.

‘Estamos na fase de diagnóstico, junto com a cooperação francesa, com essa troca de conhecimentos e experiências.

Agora vamos reafirmar essa parceria e programar outras missões para que possamos consolidar esse plano de reabilitação’, disse.

A superintendente de Negócios da Caixa, Noêmia Jacob, lembrou que, em dezembro do ano passado, foi assinado um termo de cooperação, prevendo estudos para a revitalização do centro histórico.

‘O que se pretende é se inserir e ajudar a prefeitura no debate, na discussão, na definição de soluções para revitalização do centro histórico’, destacou.

O representante da Embaixada da França, responsável pela cooperação técnica em desenvolvimento urbano, Clementine Tribouillard, destacou a importância do encontro desta terça-feira, lembrando que, há seis meses, já vem trabalhando com as equipes da Prefeitura de Belém e da Caixa.

fonte: Jornal O Liberal – PA