Duciomar Costa dispara com 50% contra 39% de Priante em Belém (PA)

PTB Notícias 23/10/2008, 7:55


Pesquisa do Ibope Inteligência sobre as intenções de voto em Belém, divulgada nesta quarta-feira (22/10), a poucos dias do segundo turno das eleições municipais, aponta o atual prefeito Duciomar Costa, do PTB paraense, com 50%, uma vantagem de 11 pontos percentuais em relação a seu adversário, José Priante (PMDB), que tem 39% das intenções de voto dos eleitores da capital paraense, ouvidos entre os dias 19 e 20 de outubro de 2008.

Neste momento, 6% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto e outros 5% ainda estão indecisos sobre sua intenção.

A pesquisa aponta um salto de Duciomar de 46% para 50%, e uma queda do candidato José Priante de 43% para 39%, em relação à pesquisa divulgada no dia 11 e publicada no dia 13 em O LIBERAL.

Quando são considerados apenas os votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), o prefeito aparece com 56%, enquanto o peemedebista fica com 44% das intenções do eleitorado.

SegmentosA intenção de voto para Duciomar cresce na mesma medida em que aumenta a idade do eleitor.

Assim, enquanto Priante tem 49% da preferência do eleitorado com até 24 anos e 45% entre os eleitores de 25 a 29 anos, Duciomar tem 41% e 43%, respectivamente.

Já entre os eleitores com idade superior a 50 anos, a intenção de voto no prefeito atinge 64%, contra 27% de seu adversário.

Além disso, o eleitorado de Duciomar é relativamente maior entre as mulheres (52% declaram voto a seu favor e 38% em favor de seu adversário).

Por escolaridade, entre os eleitores com ensino superior, as intenções de voto nos candidatos são as seguintes: 42% votam no prefeito e 38% preferem o peemedebista.

Espontânea Quando a pergunta sobre a intenção de voto é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Duciomar é espontaneamente citado por 47% dos eleitores da capital, enquanto Priante recebe 38% das menções, resultado bem próximo do verificado na intenção de voto estimulada.

Votos brancos e nulos são declarados por 6%, enquanto 9% declaram não saber ou preferem não responder sobre sua intenção de voto na pesquisa espontânea.

fonte: Jornal O Liberal (PA)