Duciomar Costa é empossado para seu segundo mandato em Belém (PA)

PTB Notícias 2/01/2009, 11:27

Duciomar Gomes da Costa, prefeito reeleito de Belém, foi empossado nesta quinta-feira (1º de janeiro de 2009) para exercer seu segundo mandato à frente da administração da capital do Pará.

Junto com o vice-prefeito, Anivaldo Vale, Duciomar foi empossado em cerimônia solene realizada na Câmara Municipal de Belém (CMB) pela nova mesa diretora, presidida pelo vereador Walter Arbage (PTB).

A mesa da solenidade foi composta, além do presidente da Casa, pelo primeiro vice-presidente, Carlos Augusto Barbosa (DEM); o primeiro secretário José Scaff (PMDB); o vice-governador do Pará, Odair Corrêa, que compareceu na condição de governador em exercício; Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano de Belém, e a desembargadora Francisca Formigosa, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

Antes de dar posse ao prefeito, a Câmara realizou, às 15 horas, a eleição da nova mesa diretora da Casa para o biênio 2009/2010, que também deu posse aos 35 vereadores eleitos.

Duciomar chegou à CMB às 17 horas e falou rapidamente com a imprensa, antes de tomar posse, sobre o maior desafio de seu segundo mandato.

“Meu maior desafio, agora, é sem dúvida a continuação dos grandes projetos iniciados na capital para mudar Belém e também a vida das pessoas que moram aqui, para continuar a merecer a confiança do povo desta cidade, que mais uma vez me colocou à frente da Prefeitura.

E é por essa população, que me deu a condição de ser reeleito, que empreenderei um trabalho árduo para colocar Belém de vez no caminho do crescimento, para se tornar de fato a Metrópole da Amazônia”, declarou o prefeito.

»Ele também ressaltou o que disse durante toda a sua campanha e pós a sua vitória em 26 de outubro, do cuidado especial que terá com a saúde pública, atuando de forma preventiva.

“Vamos cuidar da saúde como um todo, mas vamos voltar nossos esforços principalmente para a saúde preventiva, para que as pessoas deixem de adoecer.

E isso em todos os sentidos, cuidando também do saneamento básico, tirando mais e mais pessoas da lama, como fizemos em nosso primeiro mandato, porque ações como essas se refletem diretamente na saúde da nossa população”, afirmou.

Após a assinatura do termo de posse, dada pelo vereador Walter Arbage, o arcebispo Dom Orani usou da palavra e pediu sabedoria aos novos governantes municipais e aos legisladores.

“São os legítimos representantes do povo e como tal devem lutar pela redução das desigualdades sociais, pela justiça e pelo zelo com o erário que, ao final de tudo, pertence ao povo, ao coletivo.

Tenho a certeza de que todos os que estão aqui são homens de fé e que serão iluminados por Deus a honrar os compromissos com aqueles que representam”, disse o arcebispo.

Odair Corrêa, governador do Pará em exercício, se dirigiu ao prefeito Duciomar e falou das dificuldades de governar um Estado com dimensões geográficas continentais e, da mesma forma, grandes desigualdades sociais que, na sua avaliação, são o maior desafio dos governantes do Estado.

“Como homens públicos, prefeito, temos o grande desafio de mudar a realidade de um Estado como o Pará, que é tão rico, mas com uma gente tão pobre, e é contra isso que precisamos lutar e unir esforços”, afirmou.

Após cumprir o juramento, junto com o vice-prefeito Anivaldo Vale, Duciomar encerrou os pronunciamentos na Câmara.

“É um novo mandato e mais uma honrosa missão.

Tenho a fé em Deus de que teremos a condição de concluir os grandes projetos para Belém.

Na condição de representante desse povo que me escolheu com larga vantagem nas últimas eleições, me sinto na obrigação de retribuir com trabalho, e um trabalho para toda a população de Belém, para vencer os obstáculos históricos da nossa cidade e dar à nossa gente condições de uma vida melhor.

Agradeço pela confiança do povo de Belém, e que ela possa se refletir como um instrumento capaz de contribuir para trazer ainda mais benefícios às nossas comunidades”, disse Duciomar, encerrando seu discurso com uma oração.

fonte: site da Prefeitura de Belém (PA)