Duciomar Costa e empresariado japonês reforçam cooperação técnica

PTB Notícias 9/06/2009, 6:44

Representantes da Câmara do Comércio e Indústria Nipo-Brasileira no Pará estiveram reunidos com prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), na manhã desta segunda-feira (08), no Palácio Antonio Lemos, a fim reforçar a cooperação mútua entre poder público e o empresariado de origem japonesa atuante na capital do estado.

A entidade foi fundada há 30 anos e é composta por cinco regionais em todo o Brasil.

Segundo o presidente da entidade, Fernando Yamada, o encontro teve como objetivo fomentar novas atividades econômicas em solo paraense.

“Um dos projetos de cooperação técnica em fase de implementação entre Brasil e Japão é o Via Metrópole em Belém, desenvolvido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

A partir deste projeto teremos a possibilidade de firmar novas parcerias e oferecer tecnologia e soluções para a cidade”, afirmou o empresário.

De acordo com Duciomar Costa há mais de 20 anos se mantém uma relação próxima com a Jica no Pará.

Ele também falou sobre o valor da visita dos empresários de ascendência japonesa à PMB.

“Recebemos a Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira com o objetivo de estreitar relações e readaptar o projeto que a Jica elaborou para o Via Metrópole, para a sua viabilização.

Discutiremos também outras ações”, explicou o prefeito.

A Jica é uma autarquia do governo japonês, vinculada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ela é responsável pela elaboração de programas e projetos de cooperação técnica do Japão com países em desenvolvimento, visando à melhoria das condições sócio-econômicas dos habitantes desses países.

O projeto Via Metrópole propõe a reformulação de todo o sistema de tráfego na Região Metropolitana de Belém, incluindo importantes avenidas como Júlio César, Almirante Barroso, Pedro Álvares Cabral, Perimetral, Bernardo Sayão, Augusto Montenegro e Rodovia Arthur Bernardes.

Durante a reunião, Duciomar e os integrantes da Câmara do Comércio e Indústria Nipo-Brasileira no Pará trocaram presentes simbolizando a boa vontade do poder público e empresariado em firmar parcerias.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de Belém