Duciomar Costa é homenageado nos 384 anos do Ver-o-Peso em Belém

PTB Notícias 28/03/2011, 15:13


Um cortejo animado pela banda de fanfarra já conhecida dos freqüentadores da feira, deu início a comemoração pelo aniversário de 384 anos do Ver-o-Peso, neste último domingo, 27/03/2011, ao lado do prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB).

A história e importância do Ver-o-Peso foram lembradas durante o culto ecumênico realizado em homenagem ao aniversário do mercado.

Após a benção, a festa continuou com as competições da II Olimpíadas do Ver-o-Peso, promovida pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), onde os feirantes disputaram seis modalidades típicas do cotidiano do complexo.

O presidente da Associação dos Feirantes do Ver-o-Peso, Manoel Rendeiro, declarou em nome de todos os trabalhadores do complexo a importância de comemorar o aniversário do mais famoso cartão postal de Belém.

Estávamos esperando por esta festa.

O Ver-o-Peso é o reflexo de Belém.

Se o mercado e os feirantes estão mal é porque a cidade toda está mal.

Quando estamos bem, Belém também está.

Hoje é só festa, disse.

A população pôde dançar o bom carimbó ao som do Grupo Pará Folclórico, do Sesc que se apresentou na carreta-palco localizada na Pedra do Peixe.

Após o show, foi anunciado o momento mais aguardado da festa: os “Parabéns” ao Ver-o-Peso e o corte do bolo de aniversário.

Com 20 metros de extensão e cobertura especial feita de açaí e castanha do Pará, o bolo foi cortado por Didi, pelo senador Flexa Ribeiro, pelo governador Simão Jatene, pelo cantor Pinduca e pela secretária de Economia do Município, Ociane Vasconcelos.

Após os parabéns, o bolo foi distribuído para os feirantes e participantes da festa.

Como forma de agradecimento, a Associação dos Comerciantes de Hortifrutigranjeiros e o Sindicato dos Feirantes fizeram a entrega da comenda Amigo do Ver-o-Peso.

para o prefeito Duciomar Costa, representado pelo vereador Nadir Neves.

A homenagem também foi feita ao cantor Pinduca, considerado o rei do carimbó, ao senador Flexa Ribeiro, ao governador Simão Jatene e ao presidente da Federação do Comércio e do Sesc SEnac, Carlos Marx Tonini.

Pessoas que, segundo os feirantes, fazem parte do reconhecimento do Ver-o-Peso como a maior feira a céu aberto da América Latina e ponto turístico da Amazônia.

Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com Informações da Prefeitura de Belém