Duciomar Costa garante profissionalização a 675 pessoas em 18 cursos

PTB Notícias 26/10/2009, 12:14


Até o fim de outubro, o Portal do Trabalhador, fundado pela Prefeitura de Belém, Duciomar Costa (PTB), vai concluir a formação de 675 pessoas em 18 cursos profissionalizantes iniciados no mês de agosto.

“São pessoas que não tiveram oportunidade de qualificação profissional, um problema que atinge todas as faixas etárias, prova disso é que temos aqui gente de 18 a 60 anos”, informou Reginaldo Abreu, coordenador do Portal do Trabalhador.

Entre os cursos fertados pelo Portal do Trabalhador está o de Refrigeração Maria do Rosário Almeida, de 45 anos, natural do município de Capanema, foi uma das beneficiadas.

Em Belém há alguns meses, para onde veio a procura de emprego, ela soube dos cursos oferecidos pela prefeitura e se inscreveu para formação em Técnico de Limpeza Geral.

“Aqui eu adquiri noções sobre relacionamento humano, como proceder no ambiente de trabalho e muitas outros conhecimentos importantes.

Com essa qualificação, tenho certeza que melhorei 100%”, garante.

De acordo com Esmeralda Mota, professora dos cursos de Operador de Caixa e Gerência de Organização Pessoal e Interesse Público, os alunos passam por aulas teóricas e práticas que envolvem desde as relações humanas, à ética e cultura geral, necessárias para um mercado cada vez mais exigente.

“Percebemos que muitas vezes o público atendido aqui era carente dessa formação integral.

Porém, mesmo diante de todas as dificuldades, estamos conscientes de que estamos oferecendo ao mercado de trabalho pessoas preparadas para desempenhar muito bem suas funções”, afirma a professora.

Para Carlos Adriano de Oliveira, de 20 anos, o curso de refrigeração já está ajudando na renda da família.

“Eu fiz estágio em uma faculdade e com o que aprendi aqui já faço alguns consertos nesse tipo de equipamento”, conta o jovem, que participa pela primeira vez de um curso profissionalizante.

O Portal do Trabalhador atua em parceria com empresas e agora cuidará de encaminhar os formandos ao mercado de trabalho.

Além das empresas com as quais mantemos contato, vamos oferecer a essas pessoas a oportunidade de se tornarem empreendedoras e como obter financiamento para negócios próprios no fundo Ver-o-Sol”, explicou Reginaldo Abreu.

No curso de Mecânica de Moto as mulheres marcam presença e mostram determinação.

Em 2010, o Portal do Trabalhador pretende triplicar a oferta de cursos e vagas de formação profissionalizante em Belém.

Atualmente os cursos oferecidos são Operador de caixa, Técnicas de limpeza, Arte Culinária, Panificação, Estética, Eletricista predial, Horticultura, Camareira, Gerente de Organização Pessoal e de interesse Público, Eletricista Hidráulico, Pedreiro, Mecânica de Moto, Floricultura, Auxiliar de Departamento Pessoal, Recepcionista, Secretariado, Refrigeração, Mecânica Automotiva e Mecânica Diesel.

Para Roberto Alves França, que já é eletricista e agora faz o curso de refrigeração, a nova formação vai contribuir para ampliar as oportunidades de trabalho.

“Muitas vezes os assuntos estão relacionados.

Se na hora de instalar um aparelho de ar condicionado for preciso de uma instalação elétrica adequada já poderei fazer o trabalho completo”, afirma.

Agência Trabalhista de Notícia com informações da Prefeitura de Belém (PA).