Duciomar Costa inaugura Centro de Atenção às Doenças Infecciosas

PTB Notícias 5/07/2012, 13:51


Um prédio que ficou abandonado durante anos foi resgatado e inaugurado, nesta quarta-feira (4/7/2012), pela Prefeitura de Belém, administrada por Duciomar Costa (PTB), para abrigar o Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (Casadia).

O espaço, que presta atendimento ambulatorial para os portadores de HIV, também recebeu o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA).

O local, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, ainda será referência para as hepatites virais, além de realizar atividades de prevenção.

“O antigo espaço que funcionava na Praça da Bandeira oferecia riscos aos nossos pacientes e servidores.

Estava antigo e precisava de reformas.

Fizemos bem melhor.

Conseguimos um local novo e exclusivo, bem mais amplo, para o atendimento ser mais reservado e humanizado”, disse a secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos.

Sylvia acompanhou Duciomar Costa nas dependências do novo prédio, visitando as alas de enfermagem masculina e feminina, pediátrica, consultórios e farmácia.

“É nossa obrigação entregarmos locais amplos e novos como este para que a população tenha um maior conforto no atendimento”, ressaltou o prefeito petebista.

A Casadia atende cerca de 100 pacientes portadores do vírus HIV/Aids por dia e também as vítimas de violência sexual e acidente ocupacional, além de fazer atendimentos em clínica médica, pediatria, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, assistência social, terapia ocupacional, fisioterapia e farmácia.

Apenas em 2011, 476 pessoas novas se cadastraram na Casa, que atualmente soma cerca de 4 mil pessoas usuárias dos serviços.

Uma das novidades do Centro é o Hospital Dia (HD), que oferecerá 16 leitos para os usuários, sendo 6 masculinos, 6 femininos, 3 pediátricos e 1 de isolamento, para casos mais delicados.

A Casa também disponibilizará Serviço Ambulatório Especializado (SAE) e Atendimento Domiciliar Terapêutico (ADT), voltado para pacientes impossibilitados fisicamente de se dirigir ao centro.

Os pacientes da Casadia são encaminhados pelo Centro de Testagem e Acompanhamento-CTA, URE-Dipe, Unidades Básicas de Saúde, hospitais credenciados (Barros Barreto, Hospitais de Clínicas, Santa Casa, Beneficente Portuguesa, Ordem Terceira), Prontos Socorros Municipais Mário Pinotti (14 de Março) e Humberto Maradei (Guamá) e Rede Privada.

Já o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) trabalha com demanda espontânea, isto é, sem necessidade de encaminhamento médico.

Toda pessoa que deseja realizar um exame para detectar se está infectada com alguma DST pode comparecer ao CTA/Belém, onde será atendido de forma reservada, usufruindo dos serviços oferecidos na área de psicologia, biomedicina, assistência social, enfermagem, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratórios.

O CTA já registrou mais de 70 mil atendimentos entre diagnósticos clínicos, epidemiológicos e de prevenção.

O Centro trabalha diariamente com a realização de cerca de 100 atendimentos, entre crianças e adultos; assistência da realização gratuita de exames para a detecção das mais diversas DSTs e aconselhamento aos pacientes que procuram os serviços.

O prédio do Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, entre Angustura e Barão do Triunfo e funcionará de segunda a sexta, de 7h às 19h.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Belém (PA)Foto: Adriano Magalhães/Prefeitura de Belém