Duciomar Costa prepara Belém para sediar Fórum Social Mundial 2009

PTB Notícias 7/01/2009, 8:33


Após a posse como prefeito reeleito da cidade de Belém, o petebista Duciomar Costa já retomou os trabalhos para organização, neste mês de janeiro, do Fórum Social Mundial, evento que reúne cerca de 120 mil pessoas que representam organizações da sociedade civil em todo o mundo, e que acontece desde 2001.

O Fórum por quatro vezes foi realizado na cidade de Porto Alegre, e este ano terá como sede a capital do Estado do Pará.

A Prefeitura de Belém está estruturando a cidade para receber cerca de 120 mil participantes do Fórum Social Mundial e demais eventos realizados no período.

Os trabalhos estão voltados para a drenagem e limpeza da Avenida Perimetral, preparação da coleta de lixo (que será reforçada na área de entorno do FSM); revitalização da iluminação pública; implantação de ciclofaixas e ciclovias; recuperação da pavimentação asfáltica na Rodovia Augusto Montenegro; reformas nas Unidades de Saúde do Guamá, Terra Firme, Curió, Utinga e outras, com as devidas adequações para reequipamento das salas de urgência.

Segundo o coordenador do Comitê Executivo do Fórum Social Mundial pela Prefeitura de Belém, Raul Meireles, além das obras de melhorias da estrutura viária, de trânsito e de equipamentos turísticos em toda a cidade, está sendo revitalizada a malha viária interna nos campus das Universidades Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Federal do Pará (UFPA), onde também está sendo construído um píer.

Para contribuir com a demanda que será criada no setor de transporte durante o Fórum, foi definida a criação de linha coletiva circular entre os campi da UFRA e UFPA.

A frota de ônibus que atende a primeira instituição terá aumento de 5%.

A rota Mosqueiro/Hangar/UFPA/UFRA terá um total de 19 veículos em operação.

Outras linhas especiais serão implantadas no período, entre elas a linha Aeroporto-Hangar, que contará com 10 ônibus exclusivos, e a linha Aeroporto-Centro Hoteleiro, com 10 micro-ônibus à disposição.

No perímetro urbano de Belém serão definidos pontos específicos que funcionarão como terminais de integração dos transportes coletivos.

Um deles será em São Brás e estará devidamente sinalizado e interligado com a área do Fórum.

Outras frentes de atuação contemplam a restauração de portos e criação de linhas fluviais, além da construção do píer na UFPA.

O Fórum Social Mundial acontece em Belém, de 27 deste mês a 1º de fevereiro.

Outros seis eventos paralelos ocorrerão durante este período: o V Fórum Mundial dos Juízes, a I Assembléia do Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (FALA), o VI Fórum Mundial de Educação, o VI Fórum Parlamentar Mundial e o Fórum de Ciência e Democracia.

Agência Trabalhista de Notícias