Duciomar Costa prestigia entrega de título de Empresário do Ano 2009

PTB Notícias 31/05/2010, 16:52


O prefeito de Belém, o petebista Duciomar Costa, participou da entrega do Título de Empresário do Ano 2009, promovido pela Associação Comercial do Pará (ACP), ao empresário Nabih Abouh El Hosn, em reconhecimento à trajetória comercial do empresário.

O evento contou com a presença de personalidades como os deputados Domingos Juvenil e Joaquim Passarinho e os vereadores Gervásio Morgado e Nadir Neves.

Altair Vieira, ex-presidente da ACP também prestigiou a noite.

Nabih Abouh El Hosn foi fundador do Rotary Club Aley, Líbano, em 1997, e convidado especial para a entrega da Carta Constitutiva, doando o 1º título “Paul Harris” ao clube, em 1998.

Foi nomeado “Cidadão de Belém” em 1982; dois anos mais tarde, intitulado “Cidadão do Pará”.

Nabih foi intermediador na relação entre Brasil e Líbano, sendo convidado pelo presidente Lula em 2005,para a abertura da Cúpula América do Sul-Países Árabes em Brasília.

Participou da instalação da Câmara Internacional de Comércio e Indústria Brasil Golfo Arábico e Norte da África e da Liga Cultural Árabe em Brasília, em 2007.

Foi recebido pelo presidente do Líbano Michel Sleiman para reivindicar direitos iguais para os libaneses e descendentes, recentemente, em 2009.

O presidente da ACP,Sérgio Bitar, fez um discurso antes de entregar a comenda de Empresário do Ano 2009 para Nabih Abouh El Hosn, onde falou da importância do prêmio para o empresariado paraense.

“É a cerimônia mais importante do ano para a nossa diretoria e fico honrado de entregar o prêmio a este empresário, que já tem títulos adquiridos como os de Cidadão de Belém e do Pará”, disse.

Logo em seguida, os filhos e netos do empresário subiram ao palco para prestar mais uma homenagem a Nabih.

Muito emocionado, o empresário falou da sua trajetória desde que chegou ao Pará e agradeceu a homenagem.

“Ao receber esse prêmio, meu pensamento vai para a memória dos meus pais, que me ensinaram a arte de viver com dignidade, em ser honesto.

Agradeço também a mãe dos meus filhos, cuja memória aqui referencio.

Sinto-me enobrecido em receber essa título, porque resgata a minha trajetória profissional até os dias de hoje”, falou Nabih El Hosn.

O empresário lembrou um pouco do começo da sua vida, onde teve que deixar família e amigos para trás em busca de um novo caminho.

“Larguei minha cultura para criar raízes no Pará.

Registrei essa e outras memórias em um livro, para todos saberem das facetas da minha vida”, declarou Nabih.

O livro “O vôo do alfaiate”, conta a história da vida do empresário, toda a trajetória de luta e audácia, tanto nos negócios quanto na campanha pela paz, do libanês naturalizado brasileiro.

A publicação narra a infância do empresário vivida em Btekhnay, na região de Monte Líbano, no Líbano, onde Nabih presenciou os horrores da 2ª Guerra Mundial.

Aprendeu muito jovem a profissão de alfaiate e chegou ao Brasil aos 17 anos.

No livro o empresário conta como se firmou na profissão de alfaiate e depois mudou toda a estratégia no ramo comercia.

Após um período em São Paulo, retornou a Belém para investir em três novas atividades comerciais.

Ao mesmo tempo, sempre esteve atento à luta pela libertação do povo libanês.

fonte: site da Prefeitura de Belém (PA)