Duciomar Costa receberá prêmio em Brasília como melhor prefeito do Norte

PTB Notícias 10/09/2007, 20:16

O prefeito de Belém, o petebista Duciomar Costa, vai receber nesta terça-feira (11/9), em Brasília, a premiação de “Melhor Prefeito da Região Norte”, conferido aos melhores gestores e prestadores de serviços públicos das capitais do País, pela 5ª Edição do Ranking da Excelência Administrativa.

O 5° Ranking Nacional da Excelência Administrativa das Capitais, que elegeu Duciomar Costa na região Norte, é o resultado de uma ampla e detalhada radiografia de 27 áreas das gestões nas capitais, feita através de pesquisa nacional, que ouviu mais de 16 mil brasileiros residentes nas 26 capitais de estados e foi divulgado pelo DCI (Diário Comércio Indústria & Serviços), no primeiro semestre de 2007.

Este ano, a premiação conta com mais dois reforços: o I Ranking Nacional de Excelência Política dos Prefeitos de Capital e o I Ranking da Excelência Empresarial no Setor Público.

O primeiro, como o próprio nome diz, considera a excelência política dos prefeitos, que nasce da percepção das sociedades locais em relação à honestidade, simpatia, capacidade, empenho no combate à corrupção, ao desemprego e às desigualdades sociais.

É daí que vão ser revelados os mais hábeis líderes políticos da atualidade e os melhores prestadores de serviços no setor público de todo o Brasil.

O I Ranking da Excelência Empresarial no Setor Público vai destacar os melhores prestadores de serviço nas áreas de infra-estrutura urbana (transportes coletivos, energia, água, limpeza urbana, coleta de lixo, merenda escolar, asfalto e calçamento, publicidade, etc).

Onze secretarias e órgãos da Prefeitura de Belém estão na lista dos homenageados.

São elas: Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Fundo Ver-o-Sol, Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Guarda Municipal de Belém (Gbel) e Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel).

Mais do que fornecer dados técnicos ou promover um concurso de misses na área política, o ranking da Brasmarket destaca as experiências mais aprovadas pelas sociedades locais e os méritos de quem os tenha.

Indica quais os exemplos que merecem ser seguidos em todo o País, permitindo que cada prefeito possa avaliar a capacidade e o desempenho de cada auxiliar, secretaria e serviço público municipal, a qualidade da sua comunicação social e a sua capacidade de comunicar-se com a sociedade e comparar suas pesquisas locais internas, com os resultados regionais e nacionais, para saber como anda a sua gestão e serviços, quando comparados às mais importantes gestões do País.

De acordo com Sidney Kuntz, diretor-superintendente da Brasmarket, é importante que todos conheçam os bons gestores do País.

“Muitas vezes, os prefeitos das capitais menores não têm destaque na grande mídia, só na imprensa regional, e isto não é justo.

O resto do Brasil precisa tomar conhecimento dos gestores de todas as capitais”, disse, salientando que “é o gestor que faz o Brasil dar certo”.

Kuntz disse ainda que a homenagem aos secretários tem como um dos objetivos promover a interação entre eles.

“É uma oportunidade para os secretários que estão fazendo um bom serviço, frente as suas pastas, de contar suas experiências para aqueles secretários que não estão encontrando o caminho”, frisou.

Os prêmios do 5° Ranking Nacional da Excelência Administrativa das Capitais; I Ranking Nacional de Excelência Política dos Prefeitos de Capital e I Ranking da Excelência Empresarial no Setor Público serão entregues às 20hs, no Teatro Nacional, sala Martins Penna, Brasília-DF.

fonte: site da Prefeitura Municipal de Belém