Duciomar Costa visita obras da Bacia do Paracuri e do Pórtico Metrópole

PTB Notícias 27/09/2009, 8:29


O prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), fez visitas técnicas às obras de macrodrenagem da Bacia do Paracuri, em Icoaraci, e ao Pórtico Metrópole.

Ele foi acompanhar de perto, no canteiro de obras, o andamento dos empreendimentos.

Aproveitou e tirou dúvidas dos moradores da área.

No Paracuri, o prefeito destacou que o projeto inclui urbanização completa do bairro, com drenagem, pavimentação, construção de meio fio, pontes, estação de tratamento de água e esgoto, além de moradia.

A obra, que consta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, em parceria com a Prefeitura de Belém, vai garantir melhores condições de vida à população dos conjuntos Paracuri e residente às margens do igarapé do Capucho.

As obras vão ampliar e melhorar a rede de abastecimento de água e esgoto, além otimizar o serviço de coleta de resíduos sólidos e a construção de rede de macrodrenagem para erradicar pontos de alagamento.

O investimento é de R$ 64.

298.

483,04 milhões.

A macrodrenagem permitirá que seja erradicado o assentamento irregular ao longo do Igarapé Paracuri e vai assegurar intervenção de infra-estrutura, saneamento e abastecimento de água no trecho compreendido entre as ruas Dois de Dezembro, Travessa Soledade e Oito de Maio, com o saneamento ambiental da área.

O projeto beneficiará aproximadamente 40 mil habitantes.

Na visita ao Pórtico Metrópole, no Entroncamento, Duciomar realçou que 40 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a conclusão da maior passarela do Estado, que num só tempo será ponto turístico e mirante.

A principal vantagem apontada por ele é a segurança aos pedestres e o aumento da fluidez do tráfego na área, uma vez que o sinal será retirado a partir da inauguração da grande ponte.

A previsão de conclusão é dezembro deste ano.

Com investimento estimado em cerca de 7,5 milhões de reais, as obras do Pórtico entram em ritmo acelerado para serem entregues dentro do prazo previsto.

Os serviços de concretagem do segundo piso e da escada convencional, que dá acesso ao segundo pavimento, já estão sendo finalizadas.

Os blocos que compõem a torre de sustentação da passarela, da torre que vai abrigar o elevador destinado aos portadores de necessidades especiais e do fosso que será utilizado para instalação da escada rolante, também já começaram a receber concreto.

Estão sendo preparadas, ainda, as instalações hidráulicas e elétricas do empreendimento.

Ao todo, serão construídos três pavimentos.

No térreo a população poderá contar com os serviços de caixas eletrônicos.

No primeiro pavimento funcionará a administração do Pórtico, que terá toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos trabalhos administrativos, com salas, banheiros e copa.

A passarela propriamente dita ficará no segundo pavimento.

Pela passarela, o público terá acesso direto ao shopping Castanheira.

Do lado da loja Esplanada os trabalhos também já iniciaram.

Um muro de arrimo que visa garantir a integridade e sustentação das paredes da loja foi edificado para os serviços de escavação, aterramento e nivelamento do solo.

Na próxima segunda, 28, começa a fundação começa a receber o concreto.

O Pórtico Metrópole é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Belém e o Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transporte (DNIT).

O objetivo principal da obra é proporcionar o desafogamento do trânsito no Entroncamento que dá acesso direto à BR-316 e garantir a travessia segura das pessoas que utilizam o trecho diariamente.

Além disso, a Prefeitura quer fazer da entrada da capital paraense, um verdadeiro monumento de boas vindas para receber quem chega à capital paraense.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de Belém