Dunga Junior insere Dia de Ressuscitação Cardiopulmonar na Paraíba

PTB Notícias 9/11/2009, 9:06


O Estado da Paraíba irá celebrar hoje, 9/11, o dia estadual de Ressuscitação Cardiopulmonar, que foi inserido no calendário estadual de datas comemorativas, através de um projeto do deputado estadual Dunga Junior (PTB), transformado na Lei nº 8533/2008.

O Petebista Dunga Júnior justificou seu projeto destacando que as doenças do coração, que constituem a principal causa de morte do brasileiro, são responsáveis por cerca de 30% dos óbitos do país, daí ser tão importante a inserção da data no calendário estadual oficial de comemorações para lembrar da doença, bem como para a realização de ações preventivas do mal no Estado, a exemplo da ressuscitação.

“As doenças cardiovasculares matam mais do que os diversos tipos de cânceres e os acidentes automobilísticos somados.

Todos os anos são registradas cerca de 360 mil mortes súbitas no Brasil, ou seja, 986 óbitos por dia, por isso é tão importante ter um dia para lembrar da doença.

Assim, poderemos realizar ações preventivas como a ressuscitação cardiopulmonar e dá nossa contribuição para tentar reduzir estes índices”, ressaltou.

O deputado lembrou que 52% destes óbitos ocorrem antes da vítima chegar a um hospital ou do pré-atendimento.

“Isso porque menos de um terço dos casos recebem manobras de ressuscitação no caminho do hospital ou até a chegada da equipe médica.

Assim, a criação de um dia estadual voltado para ressuscitação cardiopulmonar, incluído no Calendário Oficial do Estado, proporcionará a conscientização da população acerca do tema e promoverá a adoção de medidas que podem salvar muitas vidas”, sustentou * Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Clique PB