“É essencial investir em saneamento básico”, afirma Josué Bengtson

PTB Notícias 17/12/2018, 8:09


Imagem Crédito: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O deputado Josué Bengtson (PTB-PA) espera que o próximo presidente da República, Jair Bolsonaro, e os próximos governadores olhem com muito cuidado para a questão do saneamento no Brasil.

O parlamentar fala com base no estudo do instituto Trata Brasil que demonstra que o país deixa de gerar R$ 53,6 bilhões por ano por não ter conseguido universalizar o saneamento básico.

“Quando temos uma cidade com um bom saneamento – e são pouquíssimas no Brasil que têm 100% de saneamento – os imóveis são valorizados”, lembra Bengtson ao falar sobre como o saneamento básico pode impactar a economia.

Mas quando o cenário é diferente, com pouco ou nenhum saneamento, a saúde é o setor que mais sofre. Por essa razão, os problemas de saúde provocados pela falta de saneamento são vistos com grande preocupação pelo parlamentar.

“Eu sou do Norte do Brasil. A cidade de Belém não tem 15% de saneamento, outras cidades grandes do Pará não chegam a 10% e a gente vê que o índice de enfermidades, de doenças em crianças que não ocorrem onde há um saneamento perfeito, lá ocorrem”, lamenta.

Para Bengtson, já passou da hora de o país investir seriamente em saneamento básico. “O Brasil ainda tem muita coisa para melhorar e eu penso que se nós pensarmos na saúde do nosso povo, nós temos que pensar primeiramente em saneamento básico”, destacou.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados