Edson de David entrega geladeiras do Programa de Eficiência Energética

PTB Notícias 15/07/2013, 13:47

Cento e sessenta famílias de baixa renda de Aral Moreira (MS) foram beneficiadas, na última terça-feira (9/7/2013), com a entrega de geladeiras do Programa de Eficiência Energética.

A ação é desenvolvida pelo governo do estado e a Enersul em parceria com a prefeitura local.

A solenidade de entrega, realizada no Clube de Convivência da Melhor Idade, contou com a presença do prefeito Edson de David (PTB), da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Maria Garib, do diretor operacional da Enersul, Edmir José Bosso, do gerente do poder público da Enersul, Valter José Bortoleto, vereadores, secretários e as famílias beneficiadas.

A secretária Tânia Maria Garib, que na ocasião representou o governador, lembrou do empenho e da agilidade do prefeito Edson de David e sua equipe na concessão do programa.

“No início do mandato da atual administração, quando estivemos aqui pela primeira vez, o prefeito Edson de David nos perguntou como o município poderia fazer a adesão do programa.

Uma semana depois recebemos em Campo Grande ofício do prefeito, onde solicitava a inclusão do município no projeto” enfatiza.

Tânia Garib também comentou sobre o programa e suas contribuições.

“O programa surgiu por meio de uma lei que obriga as concessionárias de energia a utilizarem 0,5 % do lucro com programas que beneficiem a população”, concluiu.

O prefeito Edson de David, por sua vez, disse que a administração municipal, com o apoio dos vereadores, vem desde 2009 lutando para a implantação do programa no município.

“Desde o início de nosso mandato estamos pleiteando junto ao governo do estado e a Enersul a implantação desse importante projeto que, hoje, se torna realidade.

Com certeza trará uma grande economia de energia as famílias contempladas”, destacou.

Edson de David parabenizou ainda o governo do estado e a Enersul pelo desenvolvimento do programa no estado e comemorou o grande número de famílias que serão atendidas no município.

“Através do empenho da nossa administração conseguimos contemplar mais de 300 famílias.

Isso representa um número bastante elevado e que trará grandes benefícios às famílias.

Agradeço ao governo, a Enersul e aos vereadores que vem sempre caminhando junto ao executivo em busca de melhorias para a nossa população e ao nosso município”, finalizou.

Em Aral Moreira foram contempladas 340 residências, onde receberam nova fiação elétrica, a troca de 1.

700 lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, além da substituição de 160 geladeiras antigas por refrigeradores modernos, entregues pelo prefeito Edson de David na terça-feira.

Uma das contempladas, a dona de casa Rosana Roseli Scheigert, que reside no bairro Satélite, disse que a nova geladeira trará uma grande economia no consumo de energia elétrica.

“Tinha uma geladeira muito antiga, o que gerava um alto consumo de energia.

Agora, com certeza, a nova geladeira vai melhorar muita coisa.

Parabenizo o governo e o prefeito Edson de David pela adesão do programa, porque se não fosse através desse programa nunca conseguiria adquirir uma geladeira nova”, disse.

De acordo com a Enersul, uma geladeira antiga consome 120 quilowatts por hora/mês, enquanto que um novo eletrodoméstico consome 16 quilowatts.

As geladeiras condenadas pelos técnicos da Enersul são encaminhadas para a cidade de Paulínia (SP), onde passam por um processo de reciclagem, e parte de suas peças é reaproveitada.

Conforme o superintendente da Enersul, Edemir Bosso, o programa foi iniciado em 2000 e já beneficiou 45 cidades de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de reduzir o consumo de energia.

Um investimento de aproximadamente de R$ 58 milhões.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações da Prefeitura de Aral MoreiraFoto: Prefeitura de Aral Moreira