Eduardo Oliveira assina convênio de Serviço de Atenção Domiciliar da Saúde

PTB Notícias 16/12/2014, 18:48

O prefeito de Batatais (SP), Eduardo Oliveira (PTB), assinou na segunda-feira (15/12/2014) convênio com a Associação Batataense dos Deficientes Físicos (Abadef), formalizando a implantação do programa “Melhor em Casa”, no Serviço de Atenção Domiciliar da Saúde (SAD).

Para a solenidade de assinatura, estiveram compondo a mesa, o presidente da entidade, Alcides Alexandre Padovani Milan, o vice-prefeito José Paulo Fernandes, o vereador Reginaldo de Oliveira, representando o Poder Legislativo, o secretário municipal de Saúde, Ramon Gustavo de Oliveira, e a coordenadora do SAD, Carolina Ferriera Di Lello.

Inicialmente, o secretário Ramon de Oliveira informou que o Serviço de Atendimento Domiciliar está sendo possível graças ao projeto elaborado pela prefeitura, aprovado pelo Ministério da Saúde e que a administração oferece na parceria com a Abadef.

“A entidade já fazia o atendimento em domicílio, com uma equipe reduzida.

Agora chegaremos a dezenas de pessoas acamadas, principalmente, que terão melhor qualidade de vida, com o serviço de saúde sendo realizado no conforto de suas casas”, ressaltou.

O valor estipulado prevê o repasse de R$ 56 mil mensais do Ministério da Saúde e mais R$ 16 mil de contrapartida do município para o desenvolvimento das ações planejadas.

O SAD é um serviço voltado ao atendimento domiciliar de pacientes que estejam em condições de fragilidade e vulnerabilidade, temporária ou permanente, que impossibilitam sua locomoção aos serviços de saúde existentes nas unidades do município, bem como pacientes em processo de deshospitalização.

São envolvidos nesse trabalho: três técnicos de enfermagem, enfermeira, dois médicos, três fisioterapeutas, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, motorista e coordenador.

Foi criado o protocolo para que todas as unidades de saúde, inclusive a Santa Casa, tenham informações de seu funcionamento.

Segundo a prefeitura, entre os atendimentos de saúde em domicílio estão: curativos, trocas/passagem de sondas, fisioterapia, consultas médicas, atendimento psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional, entre outros.

“Para todos os pacientes que preencherem os requisitos de inclusão nas vagas do SAD, será elaborado um projeto terapêutico singular, onde será definido o atendimento a ser prestado individualmente.

Um dos critérios de inclusão no serviço é a eleição de um cuidador responsável, membro da família que possa dar continuidade no cuidado”, informou a coordenadora, Carolina Di Lello.

O vereador Reginaldo de Oliveira, o Sabará, cumprimentou o Executivo por mais essa conquista, dizendo que, na condição de presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Batatais, tem acompanhado de perto o trabalho realizado nessa área.

“O secretário Ramon e sua equipe têm mostrado muito comprometimento com as questões importantes da área da saúde, e esse programa demonstra que estamos no caminho certo, indo de encontro ao cidadão que mais precisa”, frisou.

Já o vice-prefeito Zé Paulo lembrou que o ano de 2014 tem sido bastante significativo para a saúde pública batataense.

“Começamos o ano resgatando o CASI – Centro de Atenção a Saúde do Idoso -, melhorando a qualidade de vida de 240 pessoas, temos as novas unidades básicas em construção e ampliação, 68 novos funcionários foram contratados e agora, o “Melhor em Casa”, com uma equipe extremamente bem escolhida para um atendimento humanizado”, disse.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Eduardo Oliveira agradeceu a Abadef por mais essa parceira de trabalho e lembrou que o governo municipal prioriza sempre o terceiro setor.

“As nossas entidades fazem a diferença na atenção a nossa comunidade e por essa razão sempre buscamos priorizá-las.

Estamos encerrando o segundo ano de governo e todo o dia 22 de cada mês pagamos as subvenções rigorosamente em dia.

Estamos sempre procurando novos convênios, programas e projetos para desenvolver em Batatais, ampliando as oportunidades de parceria com as instituições de nosso município e principalmente a resolução de problemas da nossa comunidade.

É um dia de muita alegria, pois estamos formalizando um convênio que vai melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que precisam desse atendimento diferenciado”, finalizou o petebista.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Prefeitura de Batatais (SP) Foto: Divulgação/Assessoria