Eduardo Siqueira quer volta do Portal da Transparência do Tocantins

PTB Notícias 10/09/2015, 7:16

Em pronunciamento na quarta-feira (9/9/2015), o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (PTB-TO) criticou o governo do Tocantins pelo gerenciamento do Portal da Transparência.

O parlamentar apontou problemas de funcionamento do site e de falta de detalhamento de informações importantes sobre contratos de órgãos públicos.

Como exemplo, Eduardo citou um contrato de R$ 18 milhões que apenas diz se tratar de “prestação de serviços de agência de viagens” e que “consiste em reserva, marcação, emissão, entrega de bilhetes de passagens, reservas de hotéis, de aluguel de veículos no Brasil e no exterior, fretamento de aeronaves, emissão de seguros de viagem internacionais e serviços correlatos”.

“Como é que os deputados podem distinguir sobre a forma como está sendo gasto o dinheiro público com informações assim?”, questionou o trabalhista.

“Não sabendo como se gasta, venho à tribuna [da Assembleia Legislativa] mostrar o contrato e nada mais posso fazer.

Mas vamos recorrer ao Ministério Público Estadual para restaurar imediatamente o Portal da Transparência”, afirmou.

A quebra de contrato entre a Secretaria de Saúde e o Instituto Oncológico foi outro exemplo dado pelo parlamentar.

“O governo diz que a empresa é devedora.

E a empresa diz que quem deve é o governo.

Como o parlamentar pode saber, se não consegue pelo Portal da Transparência? O Estado deve ou é credor? O que aconteceu à oncologia?”, questionou Eduardo Siqueira Campos, que disse acreditar que o secretário de Saúde, Samuel Bonilha, enviará os esclarecimentos.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa do Tocantins Foto: Benhur de Souza/AL-TO