Elaine debate construção da bacia de contenção do Bairro Calafate, em BH

PTB Notícias 4/11/2013, 16:19


A pedido da vereadora Elaine Matozinhos (PTB-MG), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou no dia 24 de outubro último audiência pública para discutir a construção da bacia de contenção para controle de cheias no Bairro Calafate e adjacências, bem como de um reservatório no Bairro das Indústrias, com o mesmo objetivo.

Para que a construção ocorra, aproximadamente 280 famílias residentes nas vilas Calafate e Amizade deverão ser removidas, o que gera preocupação aos moradores, que terão que deixar suas casas.

Outro ponto importante diz respeito à possibilidade de poluição gerada por essas bacias.

Durante a audiência, moradores das Vilas Calafate e Amizade demonstraram preocupação com o valor das indenizações a serem pagas pela Prefeitura.

Muitos acreditam que não seja suficiente para comprar outra moradia na região.

Ademais, alguns questionam a remoção para apartamentos, uma vez que alguns moradores teriam dificuldade de se adaptar às habitações verticalizadas.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores da Vila Calafate, Elton Moura, a qualidade dos apartamentos que serão entregues pelo poder público também é preocupante.

Segundo ele, há inúmeros casos em Belo Horizonte de problemas estruturais, como vazamentos e rachaduras nas unidades habitacionais entregues a famílias reassentadas.

Quanto à poluição, os moradores questionaram a possibilidade de as bacias, conhecidas popularmente como piscinões, exalarem mau cheiro e serem locais propícios para a proliferação de animais peçonhentos, mosquitos da dengue e acúmulo de lixo.

Segundo a vereadora Elaine Matozinhos, um dos pontos principais a serem discutidos diz respeito à situação das famílias as serem removidas.

Por isso a comissão estará atenta para onde serão levados estes munícipes e aprovou requerimento para que consultores da CMBH acompanhem o projeto e todos os estudos referentes à construção da referida bacia.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site da vereadora Elaine Matozinhos (PTB-MG)Foto: Assessoria