Elaine participa de audiência sobre proteção de área verde de bairro de BH

PTB Notícias 30/09/2013, 17:43


Com a presença de comunidade, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, OAB, movimentos sociais e vários vereadores, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal realizou importante audiência pública para tratar de grande empreendimento imobiliário a ser realizado na área situada entre a Av.

Barão Homem de Melo e a Rua Gama Cerqueira, conhecida como Chácara do Jardim América, que é a única área verde da região, com aproximadamente 20.

000 m².

Os moradores do bairro e os movimentos sociais não concordam com a construção de dezenas de apartamentos e, por se tratar de região carente de área verde, a presidente da Comissão, vereadora Elaine Matozinhos (PTB-MG), defendeu que uma das possíveis soluções para o problema é que a Prefeitura desaproprie a área, que é de propriedade de particulares, e crie um parque ecológico no local.

Outra solução apontada pela parlamentar seria transformar o atual modelo de zoneamento vigente na região.

Em função de a área estar definida como Zona de Adensamento Preferencial (ZAP), não haveria obstáculos legais capazes de proibir a construção de prédios no local.

A ideia seria transformar o espaço em Zona de Proteção Ambiental (ZPAM), o que inviabilizaria a realização de obras que possam atentar contra a mata.

Para tanto, a Câmara Municipal teria que alterar as normas que regulam o uso dos terrenos da capital.

Elaine Matozinhos defendeu, ainda, a criação de uma Comissão Especial na Câmara de Belo Horizonte, focada no aprofundamento do debate sobre a situação da Chácara do Jardim América e sobre os impactos socioambientais que a obra eventualmente pode trazer.

Segundo relato de moradores, o espaço pode dar lugar a um complexo imobiliário composto por um conjunto de torres com 276 apartamentos e até 700 vagas de garagem, empreendimento imobiliário da construtora MASB.

Além dos danos ambientais, a comunidade teme que o empreendimento prejudique o já problemático trânsito da região, em função do consequente crescimento da circulação de pessoas no local.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site da vereadora Elaine Matozinhos (PTB-MG)