Eleições 2020 confirmam que o PTB é o principal partido conservador do Brasil

PTB Notícias 17/11/2020, 16:00


Imagem

O PTB é o partido conservador brasileiro com maior número de vitórias nas eleições municipais de 2020. Essa foi a constatação feita pelo presidente do Partido Trabalhista Brasileiro, Roberto Jefferson, após os resultados da apuração feita pela Justiça Eleitoral terem revelado que o partido elegeu 214 prefeitos e 2.474 vereadores. E este número ainda deve mudar, por conta das candidaturas que estavam sub judice, além das disputas em segundo turno.

Com as 214 prefeituras conquistadas pelo PTB, o partido obteve mais vitórias do que todos os outros partidos de orientação e prática política conservadora, como o Republicanos, o PSC, o PSL, o Avante, o Patriotas, entre outros. O PTB também foi mais vitorioso do que diversos partidos da esquerda, como o PT, que obteve quase 40 prefeitos a menos, assim como Cidadania, PV, PCdoB, Rede, Psol e outros.

O presidente Roberto Jefferson, em mensagens aos petebistas de todo o Brasil, afirmou que a vitória expressiva do PTB nas urnas mostrou a afirmação do discurso e do posicionamento conservador adotados há algum tempo. Para Roberto Jefferson, o PTB agora tem um alinhamento consolidado, que permitirá ao partido obter vitórias ainda mais contundentes nas próximas eleições.

“Nossa vitória nas urnas de 2020 é um excelente prefácio, um prólogo do que virá pela frente. Nós vamos fazer um grande partido para 2022. Quero abraçar a todos os companheiros e companheiras por essa vitória importante, e por essa afirmação da nossa ideia, afirmação dos nossos ideais, afirmação dos nossos posicionamentos partidários. Nós agora temos um discurso. Agora temos um alinhamento, temos um objetivo, temos uma estrada, e Deus abençoou o PTB. Deus abençoou a todos os companheiros e companheiras petebistas. Nós crescemos sob as bênçãos de Cristo, em nome de Deus, da pátria, da família, da vida, da liberdade. Deus nos permitiu esse momento e os companheiros que são excepcionais, que acreditaram no nosso discurso, enalteceram o partido, engrandeceram os próprios espíritos com uma argumentação calcada nos valores reais que temos nas nossas vidas, e nos propósitos de Deus que devemos cumprir. Parabéns a todos os leões e leoas petebistas. O PTB é a caverna dos leões, dos homens e mulheres fortes, bravos, que fazem ecoar Brasil afora o rugido pela vida e pela liberdade”, afirmou Roberto Jefferson.

Vitórias das mulheres

Finalizada a apuração, o PTB registrou a vitória de 32 mulheres nas prefeituras de diversos estados do País. As 32 eleitas pelo PTB representam uma porcentagem de 14,3% do total de vitoriosos do partido. Curiosamente, o PTB também teve 14% de candidatas a prefeitas em relação ao total de postulantes a uma prefeitura municipal nestas eleições de 2020.

A presidente do PTB Mulher, Graciela Nienov, em mensagem encaminhada aos petebistas, afirmou que as leoas do partido amanheceram com o sentimento do dever cumprido, e com a alegria de terem podido representar com honra o PTB nessas eleições municipais. Graciela também agradeceu o apoio incondicional dado pelo presidente Roberto Jefferson para as candidaturas femininas, o que possibilitou um maior número de eleitas nessas eleições do que no pleito municipal de 2016.

“Hoje nosso PTB acorda diferente. Todas nós, leoas petebistas, acordarmos com a consciência de que fizemos nossa parte e representamos com muita honra o PTB nas eleições municipais. As mulheres tiveram vez e voz em nosso partido e isso ficou claro nas urnas e ruas do Brasil. Nas maiores cidades do Brasil fizemos uma votação incrível, e em muitas elegemos representantes. As mulheres fizeram uma campanha com orgulho e defenderam o nome do PTB em todos os cantos do País. Vocês, leoas, fizeram a diferença e fizeram bonito. Com honestidade, transparência e muita garra, ajudamos o nosso partido a fortalecer as suas bases, que estão nos municípios. Parabéns a todas vocês que lutaram um bom combate. Obrigada ao nosso presidente Roberto Jefferson, por acreditar nessas leoas, por dar toda a condição para que elas participassem da campanha, por nos dar vez e voz e por fazer do PTB um partido que irá se afirmar como o verdadeiro lar de quem é conservador, cristão, patriota e acredita na força da família”, afirmou Graciela.

Prefeitos e vereadores

As 215 prefeituras conquistadas pelo PTB estão divididas nos seguintes estados: Alagoas – 12; Amazonas – 1; Bahia – 3; Ceará – 3; Espírito Santo – 4; Goiás – 2; Maranhão – 14; Mato Grosso – 2; Mato Grosso do Sul – 1; Minas Gerais – 39; Pará – 5; Paraíba – 6; Paraná – 9; Pernambuco – 5; Piauí – 14; Rio de Janeiro – 3; Rio Grande do Sul – 31; São Paulo – 51; Tocantins – 10.

Já o número de 2445 vereadores está dividido da seguinte forma nos estados brasileiros: Acre – 2 ; Alagoas – 107; Amapá – 1; Amazonas – 21; Bahia – 36; Ceará – 59; Espírito Santo – 27; Goiás – 53; Maranhão -136; Mato Grosso – 25; Mato Grosso do Sul – 32; Minas Gerais – 412; Pará -77; Paraíba – 75; Paraná – 135; Pernambuco – 78; Piauí – 152; Rio de Janeiro – 32; Rio Grande do Norte – 10; Rio Grande do Sul – 368; Rondônia – 25; Roraima – 1; Santa Catarina – 4; São Paulo – 453; Sergipe – 3; Tocantins – 121.