Eleitores podem treinar votação no Simulador da Urna Eletrônica

PTB Notícias 26/09/2014, 15:38


Com o objetivo de familiarizar os eleitores com o funcionamento das urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na internet o (http://www.

tse.

jus.

br/eleicoes/eleicoes-2014/simulador-de-votacao/simulador-de-votacao) Simulador de Votação na Urna Eletrônica.

A ferramenta permite que o eleitor treine a votação da mesma maneira como vai acontecer no dia do pleito, mas com candidatos fictícios.

Para acessar o sistema basta entrar no site do TSE, na aba “Eleições 2014”, e clicar em “Simulador de votação”.

Lá o usuário deve escolher o tipo de eleição que deseja simular, por exemplo, se ele quer treinar para eleger representantes dos cinco cargos em disputa ou optar pela simulação em que o cidadão vota somente para presidente da República, como voto em trânsito ou no exterior.

A outra opção é a votação específica para os eleitores do Distrito Federal, que deverão escolher 24 deputados distritais.

A ordem de votação é a mesma no dia da eleição.

Vota-se primeiro para deputado estadual ou distrital, depois para deputado federal, senador, governador e presidente da República.

Com o intuito de tornar a simulação mais didática, o TSE desenvolveu uma lista de candidatos e partidos fictícios (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore).

Ela fica no topo do simulador da urna eletrônica.

Para navegar, é só usar as setas para a direita e para a esquerda na filipeta de candidatos no alto da página.

VotaçãoAo selecionar o tipo de eleição que deseja simular, outra página abrirá e aparecerá uma urna eletrônica com as características semelhantes às da original.

O internauta deve escolher o candidato e digitar, no teclado da urna, o número.

Após isso, aparecerá o cargo para o qual o eleitor está votando, a foto do candidato, o nome e a sigla do partido.

Se estiver tudo certo, é só apertar a tecla verde “Confirma”.

O usuário também tem a opção de corrigir o voto.

Para isso, deve apertar a tecla “Corrige” e repetir o procedimento.

Existe ainda a opção de votar em branco, apertando a tecla “Branco”.

Depois de finalizada a votação para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro prolongado e aparecerá na tela a palavra “Fim”.

Após isso, ou a qualquer momento, o internauta poderá retornar à página inicial e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”).

Devido a sua característica didática, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que o usuário clique na mensagem apresentada.

(http://www.

tse.

jus.

br/eleicoes/eleicoes-2014/simulador-de-votacao/simulador-de-votacao) Clique aqui e treine seu voto no Simulador de Votação na Urna Eletrônica.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do Tribunal Superior EleitoralFoto: TSE