Elizandro Sabino pede criação de casa de idosos vítimas de violência

PTB Notícias 21/10/2014, 9:00


A Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) aprovou, na segunda-feira (20/10/2014), (http://projetos.

camarapoa.

rs.

gov.

br/projetos/120361) Processo de Indicação que sugere, ao Executivo Municipal, a criação e manutenção de uma casa de passagem para idosos vítimas de violência familiar.

Conforme o autor da proposta, vereador Elizandro Sabino (PTB), o objetivo é garantir a integridade da pessoas idosas, garantindo maior sociabilidade para um envelhecimento sadio e harmonioso.

“As políticas públicas possuem um papel fundamental na redução das diversas formas de violência contra idosos.

Nesse sentido, o presente projeto pretende solucionar um problema social oculto, que atinge uma parcela da população que, devido a sua faixa etária, encontra-se fragilizada física e emocionalmente”, destaca.

Conforme Sabino, existem estudos que revelam que a mortalidade por violência é a sexta causa de morte em idosos no país.

Muitas vezes, a violência ocorre no âmbito familiar e é praticada por familiares e pessoas próximas.

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, a violência contra idosos saltou de 7.

160 casos no ano de 2001 para 21.

404 em 2012.

“Dessa forma, evidenciamos que a violência sofrida pelos idosos no âmbito familiar é uma grave realidade, sendo, urgentemente, necessária a criação de uma casa de passagem”, afirmou.

Para o vereador, é necessária uma ação multidisciplinar, envolvendo as secretarias de Direitos Humanos e da Saúde, o Conselho Municipal do Idoso, a Delegacia do Idoso e a sociedade em geral.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre Foto: Ederson Nunes/CMPA