Elizandro Sabino sugere criar Casa de Passagem do Idoso em Porto Alegre

PTB Notícias 3/10/2013, 17:18


Entrou em Discussão Preliminar de Pauta na quarta-feira (2/10/2013), na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do vereador Elizandro Sabino (PTB-RS) que cria a Casa de Passagem do Idoso na capital gaúcha.

De acordo com o projeto, a entidade irá acolher, abrigar, cuidar e proteger, de forma temporária, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, em decorrência de violência doméstica, atendendo a suas necessidades básicas.

Caberá à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e à Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) estabelecer as diretrizes e realizar a administração da Casa de Passagem do Idoso, bem como encaminhar as pessoas para atendimento.

Segundo Elizandro Sabino, o encaminhamento para a Casa de Passagem do Idoso terá caráter excepcional, devendo ocorrer depois de esgotados todos os recursos para acolhimento no meio familiar.

“Todas as formas de violência sofridas pelos idosos, muitas ocorrem no âmbito familiar, sendo praticadas por familiares e pessoas próximas à família.

Ainda, existem inúmeros casos de idosos vítimas de violência em locais que deveriam oferecer proteção, a exemplo de asilos e casas geriátricas”, salientou.

Conforme dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, a violência contra idosos subiu 200% no ano de 2012, em números reais.

Os casos de violência saltaram de 7.

160 no ano de 2011 para 21.

404 em 2012.

De acordo com o projeto, a Casa de Passagem do Idoso contará com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos e assistentes sociais, que auxiliará na recuperação do idoso, a fim de torná-lo apto à reinserção social e familiar.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal de Porto AlegreFoto: Francielle Caetano/Câmara Municipal de Porto Alegre