Elmano assina convênio com Iphan para implantar Parque da Cidadania

PTB Notícias 28/03/2011, 15:56


Mais um passo foi dado na última segunda-feira, 21/03/2011, para a construção do Parque da Cidadania em Teresina.

Um termo de cessão do terreno onde será edificado o parque foi assinado, no Palácio da Cidade, entre o prefeito Elmano Férrer (PTB-PI) e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A cessão do terreno era um dos últimos trâmites necessários para a liberação da verba e início da licitação da obra.

O secretário municipal de Planejamento, João Alberto Monteiro, explica que os recursos para a obra já estão garantidos e empenhados e o projeto já está aprovado.

“Essa titulação do terreno era necessária para a liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal, pois a prefeitura só pode realizar uma obra em um terreno de sua titularidade”, explica o secretário.

A superintendente do Ipham, Claudinana Cruz dos Anjos, ressalta que a assinatura do termo passa o terreno da União para a Prefeitura, permitindo assim que o poder municipal possa desenvolver o projeto do Parque da Cidadania.

“A implantação deste parque é uma conquista muito grande para a cidade e é de nosso interesse que este projeto seja executado, pois haverá várias possibilidades de trabalho e realização de ações culturais no local”, comentou.

O prefeito Elmano Férrer frisou que a cidade precisa de um espaço com a estrutura que o Parque da Cidadania vai oferecer, com teatros, pistas de caminhadas, ciclismo, museu muita área verde.

“Esse parque será construído em uma área privilegiada, onde toda a população terá acesso a atividades culturais em um ambiente agradável e bem localizado.

Este é será um grande completo de cultura e lazer”, enfatizou Elmano.

O terreno onde será construído o Parque da Cidadania fica localizado entre a Estação Central do Metrô e o Quartel do Exército, na avenida Frei Serafim, e foi cedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a Prefeitura de Teresina.

A área possui 8 hectares e receberá investimentos de R$ 10 milhões, que já estão assegurados através de emendas parlamentares.

No local serão construídas escolas de música, dança, biblioteca, cinema, museu da criança, um museu da arqueologia e um anfiteatro para espetáculos teatrais ao ar livre com capacidade para mil pessoas.

Além disso, o local terá espaço para a prática de ciclismo, caminhadas e uma academia de ginástica gratuita.

Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com Informações do Portal 180graus.

com