Elmano Férrer lança projeto Projovem Trabalhador na capital Teresina (PI)

PTB Notícias 31/01/2012, 10:50


Um total de 1500 jovens será beneficiado pelo Projovem Trabalhador.

O programa visa qualificar jovens social e profissionalmente, além de estimular a sua inserção no mercado de trabalho.

Através do programa, o jovem recebe uma Bolsa-Auxílio no valor de R$ 100 durante seis meses que participa de cursos de capacitação.

Podem participar jovens desempregados com idade entre 18 e 29 anos e que sejam membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo.

O prefeito Elmano Férrer lançou oficialmente a edição 2012 do programa na última segunda (30/01/2012) no Teatro João Paulo II.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Elmano Férrer (PTB-PI) incentivou os alunos a se empenharem nos cursos para terem excelentes oportunidades no mercado de trabalho.

“Cuidar da cidade é cuidar de pessoas.

E uma das melhores formas de fazermos isso é facilitar o acesso dos nossos jovens no mercado de trabalho.

Além disso, queremos incentivar entre eles o empreendedorismo juvenil, uma forma de gerar emprego, renda e ainda fortalecer nossa economia local”, defende o prefeito.

O programa vai oferecer 50 turmas, distribuídas entre os cursos de qualificação profissional nas áreas de administração, alimentação, comunicação e marketing, esporte e lazer, serviços pessoais, turismo e vestuário.

O Projovem é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre os beneficiados com o Projovem Trabalhador 2012 está o jovem Adriano Oliveira.

Ele conta que está animado com a oportunidade de participar de um curso do qual sairá apto a entrar no mercado de trabalho.

Adriano tem apenas 19 anos e mora com sua mãe.

“Irei me dedicar ao máximo durante o curso, aprender, pesquisa e assim me tornar um profissional qualificado.

Essa é a melhor forma de conseguir uma oportunidade das empresas”, comenta o jovem, destacando que com a renda do seu trabalho vai ajudar sua mãe no sustento do lar.

A Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Graça Amorim, destacou que as aulas terão início amanhã (31) em salas de aulas e escolas, creches e também nos Centros de Referencia em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) de Teresina.

“Estamos trabalhando para que o programa tenha o mesmo sucesso de edições anteriores como a de 2009 na qual mais de 35% dos jovens foram inseridos no mercado de trabalho ao final do curso”, conclui Graça Amorim.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Prefeitura de TeresinaFoto: Site / Divulgação