Elmano Férrer reforça coleta de lixo com entrega de 10 novos caminhões

PTB Notícias 24/01/2012, 15:46

Com a entrega de 10 novos caminhões compactadores, o prefeito petebista Elmano Férrer renovou toda a frota de veículos responsáveis pelo serviço de coleta de lixo domiciliar de Teresina.

Há pouco mais de um ano já haviam sido entregues 15 novos carros, e esta semana a frota recebeu mais 10 veículos.

Um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões aumenta a capacidade do serviço e vai permitir atender a demanda de coleta de lixo domiciliar que é cada vez mais crescente.

Elmano Férrer chamou atenção para o fato de a cidade ter crescido “muito horizontalmente”, principalmente com a criação de novos residenciais.

Além disso, observou, a renda das famílias aumentou e com isso também aumentou o consumo e, consequentemente, a produção de lixo.

Portanto, segundo o prefeito, a necessidade de se ampliar o serviço de coleta de lixo a todos os novos bairros da capital piauiense.

“A melhoria da coleta de lixo da cidade vem acompanhada de outras ações que são interligadas e que trazem melhorias para a qualidade de vida dos teresinenses.

É o caso da pavimentação de ruas e avenidas, seja com paralelepípedo ou com asfalto, e da iluminação pública, além de outras ações que estamos desenvolvendo diariamente por Teresina”, completa Férrer.

O coordenador de Limpeza Urbana de Teresina, engenheiro José Antonio Sobral, destaca que a grande vantagem dos novos veículos será o reforço no do serviço, já que a partir de agora, com veículos novos e semi-novos, a coleta será mais eficiente e mais rápida.

O coordenador cita que, agora, a reserva de carros para quando houver algum problema mecânico será maior, com três carros reserva.

“Com isso, poderemos, inclusive, aumentar de 22 para 25 o número de circuitos de coleta diário e noturno para a coleta de lixo na cidade, podendo atender novos bairros.

Com isso, poderemos chegar até a 50 circuitos no total”, destaca.

O diretor comercial da Sustentare, Marcel Gelfi, acrescenta que este é um reforço para a coleta de lixo da cidade, mas faz um apelo a população para que colabore com o serviço: “É necessário que a população deposite o lixo na porta de casa no dia correto em que o caminhão passa na rua onde a pessoa mora.

Com uma atitude simples, manteremos a cidade sempre limpa”.

Cada caminhão compactador tem a capacidade de transportar 15m³ de material, o que pode corresponder a uma carga de até nove toneladas de lixo.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Teresina (PI)Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina