Elmano Férrer visita Salipi e destaca importância do evento para crianças

PTB Notícias 6/06/2010, 12:01

O prefeito de Teresina, o petebista Elmano Férrer, conferiu neste sábado (05/6) a penúltima noite da edição 2010 do Salão do Livro do Piauí (Salipi).

Ele visitou alguns dos 40 stands instalados no Complexo Cultural da Praça Pedro II, conversou com os visitantes e reiterou o compromisso que a Prefeitura tem com projetos e eventos que contribuam com o desenvolvimento da educação, cultura e estimulam o gosto pela leitura, sobretudo entre as crianças.

“Quem Lê Vai Além do Infinito”.

Esse é o tema do oitavo Salipi que neste ano homenageia o escritor picoense Fontes Ibiapina com uma rica programação que inclui palestras, exibições, exposições e apresentações artísticas.

Assim como nas edições anteriores, centenas de pessoas estão participando diariamente das atividades.

Além disso, editoras de todo Brasil aproveitam a oportunidade para divulgar suas obras.

“O Salipi já se consolidou como um evento de porte nacional”, defende Elmano Férrer.

A programação do Salipi conta com inúmeras atividades voltadas para o público infantil.

Entre as atrações está o espaço Liz Medeiros, que oferece para a criançada oficinas de desenho e teatro de bonecos.

Durante a semana, alunos da rede municipal visitaram os stands, munidos de um cheque-livro para comprarem algumas obras.

Foram 3.

000 chequinhos, no valor de R$ 5,00 cada, distribuídos entre as 60 escolas municipais diagnosticadas com menores índices de leitura.

Para o prefeito Elmano Férrer, o Salipi é um grande evento que sempre reúne nomes importantes da literatura.

“São autores que nos encantam com suas obras”, lembra.

Segundo o prefeito, outro ponto que merece destaque é a quantidade de crianças atraídas.

“É uma alegria saber que há eventos como o Salipi que valorizam a literatura e ajudam a despertar o prazer da leitura entre nossas crianças.

O livro é importante para o desenvolvimento intelectual e formação de cidadãos educados, conscientes de seus deveres e direitos”, frisa.

Elmano Férrer esteve no stand da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) que abriga inúmeras obras de autores locais.

Entre os livros expostos estão os que reúnem textos dos alunos da escola municipal Delfina Borralho Boa Vista, localizada no bairro Anita Ferraz, zona Leste.

Os visitantes podem trocar duas obras de literatura infantil por um dos livros de autoria dos pequenos escritores.

As obras arrecadadas irão enriquecer o acervo bibliográfico da escola.

Este ano vários autores nacionais e até internacionais, como o angolano Ondjaki e a cubana Teresa Melo, estão participando do Salipi.

Hoje (06) é o último dia desta edição e haverá mostras de cinema, palestras, apresentações culturais e muitos livros à disposição dos leitores.

O encerramento acontecerá com o show do músico carioca Luís Melodia.

O prefeito esteve no Salipi acompanhado dos secretários municipais de Educação (SEMEC), Ribamar Torres, de Governo (SEMGOV), João Henrique Sousa, e do presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), Cineas Santos.

fonte: site da Prefeitura de Teresina (PI)