Em artigo, Deputado Ronaldo Nogueira aborda eficiência na gestão pública

PTB Notícias 5/01/2015, 19:24

Em artigo publicado nesta segunda-feira, 05/01, o Deputado Federal Ronaldo Nogueira (PTB-RS) abordou a questão da eficiência na gestão pública.

Leia o artigo do Deputado na íntegra abaixo: “Ao ler o Editorial da Zero Hora do último domingo (4), “Hora de Cobrar Eficiência”, fiquei satisfeito com o posicionamento da sociedade – manifestado nos depoimentos de cidadãos gaúchos- onde fica evidente o alinhamento entre o que defendo, e o que clamam os contribuintes: não podemos mais tolerar a sonegação sistemática de serviços públicos de qualidade, aos quais temos direito.

Segundo o Editorial, um recente levantamento realizado pelo Tribunal de Contas, envolvendo mais de 300 órgãos da administração pública federal, constatou que 55,4% deles estão num estágio inicial das boas práticas de governança, ocasionado pela falta de treinamento, de avaliação dos gestores, de um planejamento detalhado e, principalmente, pela ausência do que no mundo corporativo é um mantra: a política de metas e resultados.

Abordo este tema no meu livro “O Trabalhismo no Brasil do Século XXI”, onde afirmo que a eficácia dos serviços públicos para a sociedade não pode depender unicamente do tamanho de suas estruturas, do número de servidores, e da quantidade de funções a serem preenchidas, mas sim, que o comando estrutural deve ser de uma gestão eficiente e transparente.

Devemos implantar, imediatamente, as reformas administrativas necessárias para que o Estado brasileiro inicie um novo ciclo que propicie seu real desenvolvimento.

A sociedade está mais politizada e assume o comando, que é seu de direito, para exigir melhorias no que se refere à qualidade dos serviços públicos.

A quebra do atual paradigma, sob a minha ótica, deve dar-se através a implantação da meritocracia no País, um sistema que privilegie o mérito e as pessoas que efetivamente trabalham.

Já no último mandato, começamos a implantação gradativa, na nossa estrutura, da metodologia corporativa que prioriza a gestão e o alinhamento (360º) entre todos os setores envolvidos, objetivando minimizar custos, potencializar os resultados e dar maior celeridade aos processos.

Inclusive, nosso pioneirismo foi certificado como sendo a primeira estrutura política, no estado do Rio Grande do Sul, a utilizar o respectivo modelo.

Nossos colaboradores passaram por treinamentos e continuarão se aprimorando dentro desta nova realidade, pois entendemos que “profissionalizar” a política não é apenas uma necessidade, mas o meio, pelo qual, construiremos um Brasil melhor, mais justo e eficiente”.

Ronaldo Nogueira – Deputado Federal.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do Deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS) Foto: Divulgação/Assessoria