Em audiência, José Geraldo tem apoio de parlamentares e classe empresarial

PTB Notícias 7/03/2012, 19:18


A audiência pública solicitada pelo deputado José Geraldo (PTB) e realizada na tarde de terça-feira, 06/03/2012, teve como objetivo ouvir a classe empresarial do Tocantins.

Em pauta, esteve o debate pela redução do ICMS pago pelas Micro e Pequenas Empresas, além dos Projetos enviados pelo governo referente ao Código Tributário e a redução da base de cálculo e isenção de ICMS.

Engajado na causa, José Geraldo afirmou que é preciso respeitar a classe empresarial, por isso a realização da audiência.

“Ficamos preocupados para que essa audiência acontecesse antes das matérias do governo serem votadas, para que pudéssemos escutar os principais interessados no assunto”, constatou o parlamentar, acrescentando que o debate é tão importante quanto a votação dos Projetos.

Segundo a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas – CDL – Cleide Brandão Honorato, a classe empresarial quer a revogação da redução do imposto, “tendo em vista que o impacto para o governo será mínimo, enquanto que se a lei entrar em vigor, o pequeno empreendedor corre o risco de fechar suas portas”.

Durante a audiência foi bastante ressaltado que os micro e pequenos empresários são os principais geradores de empregos e renda do estado, e que esses empresários estão sofrendo com a concorrência desleal que vem do mercado virtual.

O empresário Marcos Mantovani utilizou cálculos de sua empresa para exemplificar como a lei poderia afetar a classe, caso fosse aprovada e reforçou que: “a pequena empresa paga mais ICMS do que um atacadista.

A aprovação da lei custará a uma empresa de pequeno porte, como a minha, cerca de R$ 2 mil reais a mais por mês, o que possivelmente implicará a demissão de pelo menos um funcionário”.

Ao final da audiência, o deputado José Geraldo agradeceu a todos os representantes da classe presentes, bem como os parlamentares que participaram e deram suas contribuições e lembrou que por meio de um Projeto de Resolução de sua autoria, foi implantado a Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa.

“Nossa intenção é que essa Frente possa nos aproximar mais para juntos criarmos políticas públicas coerentes com os anseios de toda a classe”, finalizou o parlamentar satisfeito com o resultado da audiência.

Participaram também da audiência, o diretor administrativo financeiro do Sebrae, Jarbas Luiz Meurer, o diretor de associativismo e cooperativismo da Secretaria Estadual da Indústria e Comércio, Wilson Neves, a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Ilza Correia, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Vânia Labres da Silva, a superintendente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Silmara Lustosa, o 2º vice-presidente da CDL de Porto Nacional, Dani Amaral, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas – Acipa – Fabiano Roberto Matos do Vale, o presidente da Acig, Eremilson Ferreira Leite, o presidente da Acip, Carlos Lacerda Cabral, o presidente da Acim, Pedro Quixabeira, entre outros representantes da classe empresarial do Tocantins.

Agência Trabalhista de Notícias, com informações da assessoria do deputado José Geraldo