Em BSB, Santini defende federalizar RSC/BR-470 e recebe apoio de prefeitos

PTB Notícias 27/07/2011, 14:52


A mobilização pela federalização da RSC/BR- 470, liderada no Estado pelo deputado estadual Ronaldo Santini, do PTB do Rio Grande do Sul, pela CICS Serra e pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), vêm tomando forma e aumentando a cada dia.

Nesta terça-feira (26/07/2011), a campanha recebeu apoio dos prefeitos de Bom Jesus, José Paulo de Almeida, e de São José dos Ausentes, Erivelto Velho, que acompanharam o parlamentar em audiências para tratar do tema em Brasília (DF).

Os prefeitos representam mais uma região que será beneficiada com a recuperação da rodovia e integram a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER).

Também favorável à mobilização, o prefeito de Cambará do Sul, Aurélio Alves de Lima, fez questão de acompanhar a comitiva.

Na capital federal, o parlamentar petebista gaúcho levou ao Ministério dos Transportes um dossiê sobre a real situação da estrada e o pedido formal de ações imediatas para a questão.

Recebido pela chefe da assessoria parlamentar do gabinete do ministro Sérgio Passos, Rosani Vechi, o deputado obteve a confirmação de que Passos deverá participar da audiência pública que debaterá a federalização, no dia 11 de agosto, em Veranópolis.

O encontro buscará soluções para a estrada, que apresenta constantes riscos de acidentes devido às precárias condições de trafegabilidade, má sinalização e entroncamentos perigosos junto aos perímetros urbanos.

Também deverá ser defendida na audiência pública a pavimentação total do trecho de mais de 472 quilômetros, que inicia em Barracão, no norte do Estado, e vai até Camaquã, na Zona Sul.

“Com isso, esta BR será uma importante via de escoamento da produção gaúcha, com ligação direta ao estado de Santa Catarina, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul”, destacou Ronaldo Santini.

A federalização da rodovia também foi pauta de audiências nos Ministérios da Integração Nacional, do Turismo e no Gabinete de Representação do Governo do Estado em Brasília.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul