Em evento, Secretário Luis Augusto Lara realça importância do Pronatec

PTB Notícias 5/01/2014, 8:07

O ginásio do Sest Senat Pelotas (RS) sediou a formatura regional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O evento foi organizado pela prefeitura de Pelotas por meio da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) no dia 13 de dezembro.

Mais de 800 formandos e familiares lotaram o espaço na solenidade.

A cerimônia teve diversos momentos especiais, entre os quais o juramento, em que todos os formandos, em pé, garantiram desenvolver e aplicar os conhecimentos da profissão escolhida com ética e responsabilidade.

A entrega do certificado para o representante do curso de operador de Empilhadeira do Sest Senat, Francisco Carlos Nunes Bispo Junior, foi emocionante: pela primeira vez em Pelotas, o Programa formou cinco alunos com deficiência auditiva.

A cerimônia foi acompanhada pela instrutora e intérprete de Libras Cássia Sampaio, que registrou aos profissionais todas as informações.

O secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara (PTB), disse que o Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população, além de ser a porta de saída do Bolsa Família.

Segundo ele, o Programa disponibilizou mais de três mil matriculas este ano em Pelotas e a previsão para o próximo ano é de mais 4,4 mil vagas.

“Vocês certamente vão conseguir um emprego após sair daqui hoje, mas peço a todos que não parem de se qualificar”, enfatizou Lara.

O Pronatec é um programa viabilizado através da parceria entre os governos federal, estadual e municipal, em conjunto com instituições parceiras como Sest Senat, Senac, SENAI e institutos Federais de Educação.

A mesa de autoridades foi composta pela prefeita em exercício Paula Mascarenhas; representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, Luiz Muller; secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, representando o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; diretor técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Rodrigo Ribas; delegada da Secretaria Regional do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Kênia Pinheiro; secretária Municipal de Justiça Social e Segurança, Clesis Crochemore; gerente de Operações do Senai, Lírio José Frai; diretora do Senac Pelotas, Mariângela Iturriet da Silva e o diretor do Sest Senat Pelotas, Roger Lima Lange.

​Sobre o Sest SenatLigado à Confederação Nacional do Transporte (CNT), desde sua criação em setembro de 1993, o Sest Senat atua na preparação de mão de obra para o setor transportador e na melhoria da qualidade de vida de trabalhadores no transporte.

As instituições são presididas pelo senador Clésio Andrade.

Atualmente, existem unidades espalhadas pelas cinco regiões do país.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal SEST/SENAT