Em mensagem, Cristiane Brasil fala das conquistas de 2013 e planos 2014

PTB Notícias 24/12/2013, 14:17


Amigas e amigos do PTB, Estamos finalizando este ano de 2013, e os últimos dias de dezembro nos reservam o Natal, as festas, o Ano Novo, as luzes, as cores, os cânticos, a proximidade da família.

A hora é de confraternização, de agradecer pelas conquistas, pelos avanços, pelo fruto do trabalho, mas o momento também é propício para podermos sonhar com novas aspirações para este 2014 que se inicia.

Apesar de todas as dificuldades e de ainda sermos um país extremamente desigual, temos que comemorar o fato de que o Brasil é uma das maiores nações do mundo, do ponto de vista da pujança de sua economia, da alegria e força de trabalho da nossa população, da solidez das nossas políticas sociais.

Somos líderes regionais e estamos cada vez mais inseridos nos grandes foros de decisões globais.

Infelizmente, entretanto, nós, mulheres, ainda não temos muito a comemorar.

O Brasil ostenta a 187ª posição quanto à presença das mulheres no Parlamento.

Em todas as Américas – do Norte, Central e do Sul – o Brasil só perde para três outras nações quanto à participação de mulheres nos parlamentos: para o Panamá, para o Haiti e para Saint Kitts, uma pequena ilha no Caribe.

Apesar de nós, mulheres, sermos mais de 50% da população, e de representarmos mais de 50% do eleitorado, temos em média apenas cerca de 9% de presença nos parlamentos, seja no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas ou nas câmaras municipais.

As brasileiras são uma força de trabalho tão ou mais importante que a dos homens, mas não estamos presentes na política, e isso apesar de ser a presidente da República uma mulher.

É por essa triste realidade que desejo, neste 2014 que chega, que tenhamos um ano de mais luta, de mais engajamento, de mais atitude, de mais políticas afirmativas que imponham que a igualdade social seja exercitada na prática.

É nesta luta que o PTB Mulher está hoje e sempre engajado, na busca pela igualdade, na batalha pela maior participação feminina na política, no combate à violência sofrida pelas mulheres.

Jamais poderemos dizer que vivemos em uma democracia plena se a mulher não tiver presença garantida em todos os espaços de poder, nos governos, nos partidos, nas empresas, na indústria.

Acabar com a violência praticada contra as mulheres foi uma das principais bandeiras de luta do PTB Mulher neste ano de 2013, e continuará a ser em 2014.

E contamos com os homens para vencermos a discriminação, para que nosso País seja justo e igualitário, para construirmos uma democracia em que homens e mulheres possuam espaços iguais e o devido respeito ao seu trabalho e atuação, seja em que campo for.

Que possamos neste novo ano trabalhar ainda mais unidos em prol de uma sociedade onde as diferenças não se imponham, e sim a aliança do trabalho comum para benefício de toda a sociedade.

Um Feliz Natal e um maravilhoso 2014 para todos, homens e mulheres, deste País.

E meu mais sincero agradecimento a todas as companheiras do PTB Mulher, que com seu trabalho e empenho, dignificaram e honraram este movimento que é um dos mais significativos na política partidária nacional Cristiane Brasil Presidente Nacional do PTB Mulher