Em Porto Alegre, Vereador Cassio Trogildo abre a Festa de Navegantes

PTB Notícias 18/01/2016, 16:45


Como já é tradição, Porto Alegre realizou, no domingo (17/01/2016) à tarde, a cerimônia de abertura oficial da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

O ato de abertura foi realizado pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), durante missa solene celebrada pelo padre Ricardo Mostardeiro Costa no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, no Bairro Navegantes.

Ao abrir a cerimônia, o vereador Cássio Trogildo (PTB) disse que, como católico por formação, estava emocionado em dar início à maior festividade religiosa do sul do Brasil, ligada à história da cidade.

Após a cerimônia, os devotos fizeram o percurso da procissão de translado da imagem da santa, que saiu do Santuário em direção à Igreja do Rosário, no Centro Histórico, com a participação dos membros da irmandade e centenas de devotos de Nossa Senhora dos Navegantes.

A imagem permanecerá na Igreja do Rosário até o próximo dia 2 de fevereiro quando, em nova procissão, será levada de volta ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.

Para o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, a Festa de Navegantes “é a maior expressão religiosa da cidade e também da Arquidiocese de Porto Alegre”.

O arcebispo convidou a todos para que participassem da procissão, “um momento de fé e celebração”.

Ele ainda destacou a tradição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre: “São 141 anos de uma história de fé e de devoção e reverência diante de Nossa Senhora”.

A FestaConsiderada o primeiro patrimônio cultural imaterial da cidade, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes integra o patrimônio cultural da nação, pois representa a cultura, a religiosidade e as práticas do povo.

Em 2016, a Festa tem o slogan “Navegantes: Maria, Mãe de Misericórdia”.

Entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro, serão realizadas novenas, com cerimônias às 20 horas, no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes.

A expectativa é de que mais de 300 mil pessoas participem das celebrações, que incluem a grande procissão que traz a imagem da santa de volta à igreja, na zona norte da Capital, no dia 2 de fevereiro.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre Foto: Ederson Nunes/CMPA