Em Presidente Prudente (SP), Tupã entrega UBS do Jardim Santana ampliada

PTB Notícias 15/10/2013, 16:25


A saúde é uma das prioridades do governo de Presidente Prudente (SP).

Prova disso, é que o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB) tem priorizado em sua gestão a execução de reformas, ampliações, construções de novas unidades de saúde, para garantir a qualidade do atendimento à população prudentina.

A exemplo disso, ele entregou nesta terça-feira (15/10/2013) a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santana, zona leste de Prudente.

Na ocasião, o prefeito anunciou que as coletas de sangue para exames clínicos serão feitas no local, a partir do dia 1° de novembro e encaminhadas para o laboratório, a intenção é facilitar a vida da população da região da zona leste.

Outra novidade é a instalação do sistema de fibra ótica na unidade.

Com a entrega das benfeitorias, a UBS do Jardim Santana passa a atender em caráter de Pronto-Atendimento com novas instalações, dois consultórios clínicos, sala de raio-x, dois quartos com três leitos cada, sala de emergência, sala de medicação, além de farmácia, salas de inalação e curativo.

São mais de sete mil procedimentos médicos realizados no local.

Na UBS que funciona das 7h às 17h estão cadastradas 1.

1.

68 famílias do Santana e adjacências.

Já no Pronto-Atendimento que funciona das 19h às 7h estão cadastrados 2.

590 pacientes.

A reforma contou com emenda parlamentar do deputado Mauro Bragato (PSDB) de R$ 291 mil e contrapartida da Prefeitura, totalizando investimentos de aproximadamente R$ 700 mil.

A inauguração da reforma da UBS do Jardim Santana contou com anúncios importantes que ampliam ainda mais a qualidade do atendimento de saúde.

Na ocasião, o prefeito Tupã informou aos moradores que a coleta de sangue para exames clínicos será feita diretamente no local e encaminhados para o laboratório da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) no Campus I, atual prestadora do serviço, sem que os moradores precisem se deslocar até o local, para realizar a coleta.

O mesmo serviço será oferecido na UBS do Brasil Novo.

Outra novidade na UBS do Jardim Santana é sistema de fibra ótica, que amplia a velocidade de conexão e que permite a implantação do Prontuário Eletrônico, interligando as informações com a Rede Municipal de Saúde.

Através do sistema o médico pode acessar todas as informações do prontuário do paciente.

Com o sistema serão interligadas 30 unidades de saúde do município, sendo que UBS do Santana é uma das primeiras a se beneficiar.

O sistema deve gerar economia em relação às despesas com a conta telefônica.

De acordo com a enfermeira gerente da unidade, Ana Claudia Braga, a ampliação permitiu um espaço próprio para realizar o Pronto-Atendimento, que representa uma grande demanda na unidade.

Com a reforma, a unidade ganhou uma nova farmácia e também agora são duas salas de curativos, para melhor atender os pacientes.

“Com a reforma a população ganhou uma estrutura adequada e mais conforto para o atendimento de saúde”, enfatiza a enfermeira da unidade.

Durante a entrega, o secretário municipal de Saúde, Sergio Luiz Cordeiro de Andrade, ressaltou que o prefeito Tupã tem procurado estruturar da melhor maneira a Secretaria de Saúde, o que demonstra grande seriedade e compromisso com a população.

Segundo ele, a ampliação teve como objetivo separar o espaço físico do Pronto-Atendimento.

Com o equipamento de raio-x a unidade, passa a oferecer os primeiros atendimentos de emergências em casos de traumas.

Os pacientes cadastrados na UBS do Santana aprovaram as mudanças.

Para a dona de casa Elaine Caetano da Silva, 38 anos, moradora da Vila Formosa, “a reforma trouxe maior conforto aos pacientes”.

Segundo ela, a equipe da unidade é bastante educada e atende bem a população.

Outra moradora da Vila Formosa, a dona de casa Lucimara Gomes Munhoz, 42 anos, ressalta a qualidade do atendimento para os filhos de 7 e 3 anos.

Já a moradora do Jardim Santana, a vendedora Elisabete da Silva, 40 anos, comemora que as coletas de sangue serão feitas no local.

Segundo ela, a conquista irá trazer mais facilidade para os moradores e conforto para as crianças que não precisam se deslocar em jejum.

A inauguração da reforma da UBS do Santana contou com a presença do vice-prefeito Marcos Vinha, que é morador do bairro.

Estiveram presentes secretários municipais, funcionários da saúde, comunidade do bairro e vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente.

A cerimônia de inauguração oficial contou com a participação dos assessores parlamentares, Ronaldo Borges e Vagner Andrade, que representaram os deputados estaduais, Mauro Bragato e Ed Thomas, respectivamente.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Presidente PrudenteFoto: Prefeitura de Presidente Prudente