Em programa de TV, Liziê Coelho denuncia estado crítico de açude no PI

PTB Notícias 17/02/2014, 7:38


A deputada estadual Liziê Coelho (PTB-PI) participou nesta segunda-feira (17/2/2014) do programa Notícia da Manhã na TV Cidade Verde, debatendo sobre o açude Ingazeiras, localizado em Paulistana.

A população local vem passando por grande dificuldades devido à estiagem prolongada.

Segundo Liziê, a chuva que caiu na região neste final de semana ajudou, mas ainda não resolve o problema do abastecimento de água.

O açude Ingazeiras, localizado no município de Paulistana, 461 km da capital Teresina, foi construído na década de 50 com o objetivo de acumular até 26 milhões de metros cúbicos de água e suprir a necessidade de toda a região.

Devido principalmente a forte seca que atingiu o Piauí em 2011 e ao uso indevido por causa das obras de grande porte como a construção da Transnordestina, o nível de água reduziu drasticamente.

Hoje, o açude está com menos de 11% da capacidade máxima e o Ministério Público já pediu a proibição da retirada de águas do manancial, permitindo apenas o consumo humano.

“Paulistana é uma das regiões mais castigadas pela seca, praticamente todo o rebanho da região se perdeu por falta de água e pasto, não houve sequer plantação de qualquer gênero e a região esta na dependência de carros pipas para o abastecimento e consumo humano”, disse a parlamentar.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da deputada Liziê Coelho (PTB-PI) e do portal GP1