Em pronunciamento, José Chaves (PE) alerta sobre elevação do juros Selic

PTB Notícias 10/06/2013, 16:19


O deputado José Chaves (PTB-PE), em pronunciamento na Câmara, na terça-feira (4/6/2013), alertou sobre a elevação do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) pela segunda vez.

Ele acredita que o mercado financeiro não recebeu com bons olhos a decisão do Banco Central (BC) de elevar os juros em 5% ao ano.

De acordo com uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), os especialistas tinham apostado em uma alta de apenas 0,25% diante do fraco desempenho da indústria.

Para o deputado, a decisão do BC parece indicar uma avaliação mais realista dos fatos, não sendo necessária uma inflação acima da meta de 4,5% para a promoção do crescimento econômico.

“A autoridade monetária mostrou-se disposta a levar a sério a inflação, apesar da estagnação da economia e de alguns sinais de acomodação dos preços”, afirma.

“Essa inflação dificulta o bom funcionamento da economia, diminui o poder de compra dos consumidores e reduz a capacidade competitiva da indústria.

Além disso, várias sondagens haviam apontado uma redução das intenções de consumo nos últimos meses já que a inflação era uma das preocupações mais evidentes.

Ao contrário da crença, um pouco mais de inflação raramente contribui para a prosperidade”, completa José Chaves.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações do site do deputado José Chaves (PTB-PE)Foto: Divulgação