Em Salvador, Cristiane Brasil diz que mulher quer mais espaço na política

PTB Notícias 16/05/2011, 7:53


A presidente do PTB Mulher, vereadora pelo Rio de Janeiro, Cristiane Brasil, reconhece que não é tarefa simples conciliar vida familiar e profissional com atuação política.

Mas acha viável e compensador o esforço feminino de atuar nas três esferas.

Foi este o seu principal recado no evento de aniversário do partido, neste domingo (15/05), em Salvador.

Em seu discurso, Cristiane disse que é digna de destaque a participação das mulheres no Poder Legislativo.

Nas câmaras nacionais de todo o mundo, porém, a representação feminina ainda está longe de ser o ideal para o equilíbrio dos gêneros.

No Brasil, tal participação feminina ainda é muito pequena, apenas 8,8%, números pouco acima dos países árabes (6,8%), segundo dados da União Parlamentar (UIP).

Na opinião da vereadora, para se chamar a atenção da mulher para uma maior participação na política, é necessário incentivá-la por meio de políticas públicas que promovam a igualdade e a valorização do papel feminino na sociedade.

“O mundo parlamentar é essencialmente masculino, e ainda preconceituoso em relação às mulheres que decidem quebrar esse paradigma”, diz Cristiane.

“Poucas são as mulheres que presidem comissões nas casas parlamentares, que são líderes de suas bancadas, ou ainda, fazem parte de diretórios ou executivas dos partidos”.

Cristiane Brasil quer mobilizar as mulheres para as eleições de 2012 e prepara para outubro um seminário, durante o qual especialistas vão orientar as pré-candidatas em assuntos da campanha eleitoral.

“Vamos todas ao seminário no Rio, são todas convidadas a integrar a tropa de batom”.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Bahia Toda Hora